ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Brasil atrasa entrega de relatório de direito da criança

Redação | 16/05/2010 10:10

O Brasil ainda não entregou o relatório sobre a implantação da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, que deveria ter sido apresentado em 2007, à Organização das Nações Unidas (ONU). A coordenadora da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), Fernanda Lavarello, disse que o atraso demonstra a falta de comprometimento do Brasil com os mecanismo internacionais de controle.

"O atraso na entrega do relatório só acontece porque as pessoas desconhecem a importância do relatório e por isso não cobram. O Brasil está descumprindo o tratado internacional que assinou em 1990", afirma. Segundo Fernanda Lavarello, a Anced elaborou o relatório da sociedade civil, mas o documento só poderá ser enviado à ONU depois que o governo brasileiro entregar a parte dele.

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança é um tratado incorporado por 193 países. Todos os países integrantes, após dois anos de ratificação, devem apresentar o relatório ao Comitê dos Direitos da Criança da ONU, responsável por examinar os progressos no cumprimento das obrigações contraídas pelos países. Trabalho que é feito por meio da análise dos relatórios oficiais e dos documentos da sociedade civil.

Após a primeira entrega, os países membros devem encaminhar novos relatórios de cinco em cinco anos. O Brasil apresentou o primeiro documento em 2003, com 11 anos de atraso

Nos siga no Google Notícias