ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Brigadas contra incêndios no Pantanal já estão em ação

Redação | 03/07/2009 13:45

As três brigadas contra incêndios do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e

Combate aos Incêndios Florestais) em Mato Grosso do Sul já terminaram o treinamento e já estão operando no Pantanal. São três os municípios escolhidos como base das brigadas que combateram o fogo na região, Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.

O trabalho das equipes neste momento é o de preparar e orientar fazendeiros e moradores do Pantanal quanto os cuidados que devem tomar com o fogo, e sobre como proceder caso ocorra um incêndio.

Este ano foi antecipada em um mês a formação das brigadas. Isso porque, em maio, houve um incêndio muito grande na região de Corumbá, o que foi interpretado como um sinal de que este será um ano com muitos focos.

"Cada equipe terá à disposição veículos, embarcações e todos os demais equipamentos para combater os incêndios", disse Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em entrevista concedida ao Campo Grande News em maio.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) destinou R$ 500 mil para o trabalhos dos brigadistas, isso inclui treinamento, compra de equipamentos e salário dos homens.

Conforme o superintendente do Ibama no Estado, David Lourenço, a implantação das brigadas do Prevfogo está inserida num contexto de diminuição das emissões de gás carbônico na atmosfera, um dos gases responsáveis pelo aquecimento do planeta. E mais especial ainda porque a maioria dos focos se concentra no bioma pantaneiro.

Dados - Neste ano, segundo o Ibama, foram verificados 1094 focos em Mato Grosso do Sul, 76% deles em Corumbá, com 839 ocorrências; 3% em Porto Murtinho e 1% em Aquidauana. No restante do Estado os focos somam 1%.

As brigadas foram treinadas pelo Ibama e Corpo de Bombeiros com o apoio das prefeituras, e estarão em serviço por seis meses em Porto Murtinho e Aquidauana. Em Corumbá, por decisão da prefeitura, isso será permanente, sendo que o restante do ano a brigada será bancada com recursos do município.

Nos siga no Google Notícias