ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Caixa espera crescimento de 30% no crédito habitacional

Redação | 12/02/2009 15:00

O crédito habitacional da Caixa Econômica Federal cresceu cerca de 150% em janeiro deste ano (R$ 1,910 bilhão) em comparação com o mesmo período de 2008. A Caixa responde por mais de 50% do crédito imobiliário do país.

Para este ano, a expectativa é crescimento de cerca de 30%. Segundo a presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, a captação recorde de poupança no ano passado garante "recursos suficientes para atender a demanda do cidadão" e o programa de habitação que deve ser lançado em breve pelo governo.

Ela informou que a Caixa conta com cerca de R$ 92 bilhões de poupança, recursos que são direcionados para o crédito habitacional.

Maria Fernanda disse que uma das medidas em estudo é o financiamento de 100% do valor do imóvel. "Há vária frentes nesse programa, mas eu não vou antecipar, porque o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] deve lançar [o programa}na próxima semana".

A construção de casas pode ficar mais barata se forem usadas áreas públicas para isso, afirmou o vice-presidente de Governo da Caixa, Jorge Fontes Hereda.

"Um dos custos significativos de financiamento é a questão da terra. A terra chega a significar 20% de um empreendimento. Se se consegue colocar terras públicas à disposição, barateia-se a construção e mais pessoas podem ter acesso, inclusive, com financiamentos",disse ele.

Hereda acrescentou que deve haver mudança de regras nas fontes de recursos para financiamento. "Deve existir um orçamento a mais, além de mudança de regras nas fontes que existem hoje. Isso deve facilitar o acesso ao crédito."

Nos siga no Google Notícias