ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Calendário de 2019 prevê 4 feriados nacionais em finais de semana

Em Mato Grosso do Sul, 11 de outubro será em uma sexta-feira; aniversário da Capital cairá em um início de semana

Humberto Marques | 28/12/2018 16:11
Desfile Cívico do aniversário de Campo Grande em 2018; no próximo ano, data cairá em uma segunda-feira. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Desfile Cívico do aniversário de Campo Grande em 2018; no próximo ano, data cairá em uma segunda-feira. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A publicação da lista de feriados e pontos facultativos da administração pública federal prevê quatro datas de celebração nacionais caindo em finais de semana. No Estado, a lista de “folgas” ainda inclui o dia 11 de outubro (aniversário de Mato Grosso do Sul), criando um “feriadão” naquele mês. Os campo-grandenses ganharam um feriado em agosto, com o aniversário da Capital.

Os quatro feriados nacionais que vão cair em finais de semana são: Tiradentes (21 de abril, domingo), Independência (7 de setembro, sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (12 de outubro, sábado) e Finados (2 de novembro, sábado).

Para o governo federal, portaria baixada pelo Ministério do Desenvolvimento e Gestão prevê que dias de guarda dos credos e religiões que não tenham sido relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade na qual o servidor atua. O cumprimento dos feriados também não pode trazer prejuízos aos serviços essenciais. A administração pública federal também proibiu a antecipação ou postergação dos pontos facultativos.

Datas – O calendário começa com o 1º de janeiro de 2019 em uma terça-feira. O Carnaval foi decretado ponto facultativo nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feira). A quarta-feira de Cinzas (6 de março) terá a mesma característica, mas até as 14h.

A Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa) será em 19 de abril. O domingo de Páscoa será também o feriado nacional de Tiradentes (celebrado em 21 de abril). Já o Dia Internacional do Trabalho, em 1º de maio, será em uma quarta-feira.

Considerado ponto facultativo e sempre celebrado em uma quinta-feira, o Corpus Christi será em 20 de junho. Uma semana antes, o 13 de junho, feriado municipal do Dia de Santo Antônio em Campo Grande, também cairá em uma quinta.

O aniversário da Capital, em 26 de agosto, será em uma segunda-feira.

O 11 de outubro virá em uma sexta-feira, permitindo três dias de descanso (sábado, 12, é Dia de Nossa Senhora de Aparecida). E, para o funcionalismo público, o dia 28 de outubro –Dia do Servidor– representará folga em uma segunda-feira.

Fecham o ano o 15 de novembro (Proclamação da República, uma sexta-feira) e os feriados nacionais de fim de ano –os dias 24 e 31, ambos em terças-feiras, foram declarados pontos facultativos até as 14h. O Natal cairá em uma quarta.

Nos siga no Google Notícias