ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Campanha da Fraternidade sobre saúde pública cobra melhoria no SUS

Fernando da Mata | 22/02/2012 13:39

Para Dom Dimas, índice elevado de vítimas de acidentes de trânsito é um dos fatores que contribui para o afogamento do SUS

Dom Dimas durante entrevista coletiva (Foto: Marlon Ganassin)
Dom Dimas durante entrevista coletiva (Foto: Marlon Ganassin)

Quando o assunto é saúde no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos principais aspectos destacados, com os pontos positivos e deficiências. Na CF (Campanha da Fraternidade) deste ano sobre saúde pública, não poderia ser diferente.

O lançamento da CF foi feito pela Igreja Católica, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), com o lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’. Em entrevista na sede da Arquidiocese de Campo Grande, o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa destacou que a sociedade brasileira deve lutar pelo SUS.

“Temos que levá-lo a cumprir sua finalidade, que é de saúde para todos, de tratar os desiguais de maneira igual”.

Para o arcebispo, o índice elevado de vítimas de acidentes de trânsito é um dos fatores que contribui significativamente para o afogamento do SUS, especialmente em Campo Grande.

“Uma pessoa que sofre acidente de moto, por exemplo, entra no sistema e não sai mais. Ela passa a ser paciente permanente”, detalhou.

Além das questões estruturais, Dom Dimas reforçou que também deve haver esforço coletivo para promover uma saúde de melhor qualidade no país. O que exige conscientização do Governo em relação às condições precárias de muitos hospitais e mobilização da sociedade civil para reivindicar melhorias.

“A Campanha da Fraternidade não traz receita de bolo, mas faz a comunidade refletir, analisar a realidade e levar a gestos concretos”, ressaltou Barbosa, lembrando também que a saúde indígena terá atenção especial em Mato Grosso do Sul.

Mapeamento - O arcebispo de Campo Grande relatou que a Igreja começou, no ano passado, um mapeamento da saúde na Capital, nos hospitais, postos de saúde, unidades prisionais, recantos para idosos e Uneis (Unidades Educacionais de Internação).

“Objetivo é avaliar o que existe, o que não existe e fazer capacitação para atuar”, pontuou Barbosa. A partir da conclusão do mapeamento, serão listadas as prioridades para melhoria na saúde em Campo Grande e encaminhadas para as autoridades.

Também dentro do projeto da Arquidiocese para a CF, estão agendados três eventos para o debate sobre a saúde com a sociedade civil.

Na próxima quarta-feira (29), às 9h, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa em apoio a campanha. Em 4 de abril, às 8h, será realizada uma audiência pública sobre saúde na Câmara Municipal. E no dia 15 de abril, haverá uma ação educativa preventiva nos altos da avenida Afonso Pena.

CF - Realizada todos os anos, a Campanha da Fraternidade está na sua 49ª edição. O principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.

A temática ‘saúde’ protagonizou a CF de 1981, mas naquela época não existia o SUS. “A campanha deste ano traz de novo o fato de poder refletir a questão da saúde de maneira muito mais ampla”, disse Dom Dimas.

Apesar da abertura ter sido nesta quarta-feira (22), uma missa marcará a abertura solene da Campanha em Campo Grande. A celebração será realizada no próximo domingo (26), às 16h, no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco.

Nos siga no Google Notícias