ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Campanha nacional quer acabar com exploração do trabalho infantil

Nadyenka Castro | 25/04/2013 15:55

O MPT (Ministério Público do Trabalho) lançou nessa quarta-feira, em Brasília, a campanha contra a exploração do trabalho infantil “Trabalho Infantil Não é Legal”. O lançamento foi feito durante o evento ‘MPT Portas Abertas. O MPT de A a Z’. 

Em Mato Grosso do Sul, há 101 investigações sobre trabalho infantil, 20 ações judiciais e 169 TACs (Termos de Ajustamento de Conduta).

Para acabar com a exploração, o coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Rafael Dias Marques, lembra que é importante falar “não”. “É não comprar, não consumir, por mais sensibilizadora e apelante seja a situação”, diz o procurador.

Em todo o País, a cena mais comum de exploração do trabalho infantil acontece nos semáforos: crianças e adolescentes vendendo doces, guardanapos, limpeza de carro.

No entanto, de acordo com Rafael Marques, tem crescido o número de casos de crianças e adolescentes no trabalho doméstico. Ele explica que adultos levam menores para cidades alegando que terão melhores oportunidades e acabam explorando no serviço doméstico.

Também tem sido realidade pais que colocam filhos menores de idade para trabalhar no campo, em comércios da família. Situação que é proibida.

Muitas famílias alegam que, com os filhos trabalhando, evitam que estes se tornem criminosos e /ou usuários de drogas. O procurador fala que, na prática, isso não impede que a pessoa entre no mundo do crime. “Foi feita uma pesquisa com presos e 90% deles respondeu que trabalhava quando menor”, justifica.

Segundo o coordenador nacional, em Mato Grosso do Sul, o principal desafio é combater o trabalho infantil indígena em usinas sucroalcooleiras. Para mudar o cenário, o MPT conta com TACs e Ações Civis Públicas, estas últimas podem resultar em condenações, como pagamento de multas.

E foi com o dinheiro de uma das punições que foi desenvolvida as peças publicitárias da campanha de combate ao trabalho infantil. A empresa, da Paraíba, que descumpriu um TAC, pagou R$ 300 mil em multas. Denúncias sobre a irregularidade podem ser feitas pelo Disque 100.

Nos siga no Google Notícias