A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

14/02/2009 10:02

Campanha reforça riscos da imprudência no trânsito

Redação

Uma campanha vinculada durante todo o mês de fevereiro nos principais veículos de comunicação do país visa a conscientizar os motoristas sobre os riscos da imprudência no trânsito. Com o slogan "Por Você e pelos Outros: Respeite as Leis de Trânsito", a campanha é uma iniciativa do Ministério das Cidades, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério da Saúde.

O objetivo é provocar uma mudança de comportamento nos motoristas e fazer um alerta à população perto do carnaval. "Temos um Código Brasileiro de Trânsito que está sendo atualizado, a fiscalização nas ruas tem sido ampliada, equipamentos eletrônicos são colocados para coibir excesso de velocidade. Mas o que vale mesmo é a consciência do motorista", ressaltou o ministro das Cidades, Marcio Fortes em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Veiculada na televisão, na internet, no rádio, no cinema e em materiais impressos, a campanha apresenta cenas de imprudência nas rodovias e vias urbanas, provocadas por excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, uso de celular ao volante e direção sob efeito de álcool.

Para televisão, internet e cinema foram rodados quatro vídeos, cada um com um tema diferente: excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, uso do celular ao volante e direção sob efeito de bebida alcoólica. Dois filmes já foram divulgados nos meios de comunicação e também podem ser encontrados no site do Ministério das Cidades. "São temas que passam pelo comportamento do motorista no ambiente do trânsito", explicou Fortes.

Segundo o ministro das Cidades, o índice de acidentes nas estradas do país continua alto, apesar da redução verificada nos últimos meses devido ao uso do bafômetro nas fiscalizações. De acordo com Marcio Fortes, a importância da conservação do veículo e a situação das vias federais serão temas de próximas campanhas. "Vamos fazer campanhas mais intensas, mais seguidas a partir de agora. São três componentes importantes: a via, o veículo e o motorista", informou.

Fortes ressaltou que as uso de bafômetros em fiscalizações e a veiculação de campanhas mostrando cenas de imprudência nos dias que antecedem o feriado do carnaval devem ser consideradas medidas positivas pela população. "Tem que ser colocado na cabeça do motorista que esse comportamento afeta a própria vida dele, ele tem que aprender isso. Ou seja, ninguém está fazendo algo para coibir o seu divertimento, mas sim tentando salvar a sua vida", afirmou Fortes.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions