ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Carne fraca" faz vigilância inspecionar açougues em Campo Grande

Segundo a prefeitura, medida tem como objetivo garantir a qualidade da carne comercializada

Luana Rodrigues | 21/03/2017 17:11
Inspeções serão feitas nos principais açougues da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)
Inspeções serão feitas nos principais açougues da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)

Após a repercussão da operação “Carne Fraca” da Polícia Federal, a Vigilância Sanitária Municipal iniciou nesta terça-feira (21) uma série de inspeções em açougues dos principais supermercados de Campo Grande. O objetivo é verificar as condições dos produtos oferecidos aos consumidores da Capital. Os resultados das fiscalizações devem sair no prazo de 15 dias.

De acordo com a administração municipal, a medida tem como objetivo reforçar a fiscalização na Capital, a fim de garantir a qualidade da carne comercializada. À prefeitura, a gerente técnica da fiscalização de alimentos da Vigilância, Monica Tisher, afirmou que durante a ação serão recolhidas amostras dos produtos fornecidos pelas empresas de frigoríficos, envolvidas na investigação da Operação Carne Fraca.

“Vamos avaliar a parte de microbiologia, se há presença de bactérias nocivas, presença de corpos estranhos, como papelão, osso, e, além disso, se foi colocado conservante nas carnes”, explica a gerente técnica.Tisher salientou ainda que durante o período de fiscalização, que deve durar cerca de três semanas, a rotina de análise destes produtos também será intensificada.

As amostras recolhidas durante as inspeções estão sendo encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central) do Estado para que sejam feitas as análises microbiológicas (que verifica a contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).

Nos siga no Google Notícias