ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

PF deverá prestar esclarecimentos no Senado sobre Operação Carne Fraca

Além da Polícia Federal, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado chamou ministros para audiência

Lucas Junot | 21/03/2017 14:26
Senadora Simone Tebet (PMDB), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (21) (Foto:Assessoria)
Senadora Simone Tebet (PMDB), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (21) (Foto:Assessoria)

A repercussão da Operação Carne Fraca, da PF (Polícia Federal), chegou ao Senado, nesta terça-feira (21). A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), aprovou a realização de audiências com os ministros da Justiça, Osmar Serraglio; da Agricultura, Blairo Maggi; e da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, para discutir as consequências da Operação. O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, também será convidado a dar esclarecimentos sobre a operação.

A senadora Simone Tebet (PMDB), que faz parte da comissão, reconheceu a possível existência de fraude e a necessidade de investigação, mas lamentou os efeitos para a economia brasileira. "Ninguém discute o mérito da operação, mas da forma como foi colocada pela Polícia Federal, causou um prejuízo irreparável à economia, com consequências graves para o agronegócio", disse durante a reunião.

Para parlamentar, além dos estados produtores, o tema tornou-se uma questão de Estado porque atinge as exportações brasileiras.

Simone defendeu que, além dos representantes do Governo, a Comissão ouça a classe produtora e os trabalhadores sobre os impactos.

Nesta segunda (20), alguns países anunciaram suspensão temporária da importação da carne brasileira, entre eles a União Europeia, Coreia do Sul e China. Na manhã desta terça, foi a vez de Hong Kong anunciar a suspensão.

Mato Grosso do Sul - A senadora lembrou da luta de Mato Grosso do Sul para recuperar o mercado externo após surto de febre aftosa, em 2005. "Nós amargamos prejuízo por quase 10 anos, tentando reconhecimento do mercado internacional para poder exportar a carne", disse Simone.

Nos siga no Google Notícias