ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Capital

“Curiangos” terão vantagem em licitação para alvarás de táxi na Capital

Editais para novos alvarás, que também contemplam mototáxis, foram publicados nesta segunda-feira

Aline dos Santos | 21/08/2017 10:44
Na Capital, última ampliação de alvarás de táxi foi em 2011. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Na Capital, última ampliação de alvarás de táxi foi em 2011. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Lançadas nesta segunda-feira (dia 21), as licitações para 365 alvarás de táxi e mototáxi em Campo Grande recebe propostas até outubro. Destinada aos táxis, a concorrência 08/2017 fica aberta aos interessados até às 9h de cinco de outubro. O edital prevê maior pontuação para motorista auxiliar.

Os documentos de habilitação e propostas técnicas podem ser entregues na Diretoria Geral de Compras e Licitação, no Paço Municipal, na avenida Afonso Pena, 3,297 ou, impreterivelmente, até dia 5 no FAC ( Fundo de Apoio à Comunidade), na avenida Fábio Zahran, 6.000, na Vila Carvalho. Dos novos alvarás, 217 são na modalidade táxi.

Os outros 148 vão para mototaxistas. No caso do transporte em duas rodas, o edital é o 009/2017, com prazo final de entrega às 9h de 16 de outubro. Os endereços são os mesmos da licitação dos táxis. Conforme a prefeitura, a documentação será divulgada no Portal de Transparência, na aba licitações. Na manhã de hoje, os editais ainda não estavam disponíveis.

De acordo com o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Vinícius Leite Campos, a documentação deve ser publicada no máximo até amanhã. Ele explica que a última ampliação do serviço de táxi em Campo Grande foi ano de 2011, com 50 novos alvarás. Segundo ele, legislação de 1978 prevê que a frota de táxi aumentasse 2% por ano.

“Por isso chegamos a esse número. Existem 800 auxiliares de taxistas, chamados de curiangos, e tinha reivindicação muito grande dessa classe, que faltava o município dar mais alavarás. Trabalham há muitos anos, queriam ter oportunidade de ter o próprio táxi”, afirma.

A seleção será por melhor técnica, com pontuação a mais, por exemplo, para quem tem mais anos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e para quem já é habilitado como taxista auxiliar.

Especial - Na última sexta-feira (dia 18), foi definida a comissão especial que vai receber, examinar e julgar a documentação e propostas.

O grupo é composto pelos servidores públicos Francisléia Cardoso de Sousa (presidente), Antonio João Nogueira de Oliveira, Kedma Rodrigues dos Santos Carvalho Oliveira, Giuseppe Augusto Pelegrini Bitencourt, Renato Assis Coutinho e Viviany Meira Cardoso. Os suplentes são Fábio Leite de Oliveira, Henrique de Matos Moraes e Mário Justiniano de Souza Filho (que assume o comando em caso de impedimento da presidente).

Atualmente, tanto taxistas e como mototaxistas possuem, em suas respectivas categorias, 490 alvarás para circular em Campo Grande. A exploração do serviço na cidade é investigada por CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal, que aponta irregularidades em 400 registros de táxi e monopólio.

Nos siga no Google Notícias