ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

“Tudo indica que sim”, diz secretária sobre morte de jovem por H1N1

Ângela Kempfer e Jéssica Benitez | 27/05/2013 08:56
Janaína morreu no sábado, aos 19 anos.
Janaína morreu no sábado, aos 19 anos.

A secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, disse na manhã desta segunda-feira que não há confirmação sobre a causa da morte da estudante de Arquitetura Janaína Sonsim, de 20 anos. “Mas tudo indica que sim”, pontuou, sobre a suspeita da jovem ser vítima do vírus H1N1.

Janaína foi internada na madrugada de sábado, com sintomas de gripe, e morreu 13 horas depois, no Proncor. Segundo a secretária, a suspeita maior é de que a universitária tenha sido vítima da gripe suína, mas de "vírus diferente da época em que surgiu a epidemia de H1N1".

Dobashi explicou que todos os casos de internação por gripe são investigados para detectar a ocorrência do H1N1. Este ano já foram 64 notificações, 39 em Campo Grande. Mas até agora apenas uma foi confirmada, em Três Lagoas.

A secretária aproveitou para alertar sobre os cuidados nesta época do ano. “A população tem de tomar cuidado. É época de frio, de propagação da doença”, reforça.

Ela pede aos pais que quando os filhos estiverem muito gripados, segurem as crianças em casa e não levem à escola.
A secretária também lembra que a melhor forma de prevenir a doença “é com higiene”, como voltar a usar o álcool para limpar as mãos.

O governo disponibilizou vacinas para a imunização contra a gripe, mas a meta não foi cumprida em grupos de risco de gestantes e índios, o que mostra a negligência da população diante da doença, avaliou a secretária.

Nos siga no Google Notícias