ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Vacina acaba na maioria dos postos e achar dose é missão quase impossível

Aliny Mary Dias | 31/07/2014 10:50
No bairro Caiçara, vacinas acabaram ontem e quem procura o local precisa percorrer a cidade (Foto: Marcos Ermínio)
No bairro Caiçara, vacinas acabaram ontem e quem procura o local precisa percorrer a cidade (Foto: Marcos Ermínio)

Quatro dias após a liberação das 50 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe A, para Campo Grande, os estoques praticamente se esgotaram e a expectativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é que a imunização seja oficialmente encerrada no fim da tarde desta quinta-feira (31).

Das 62 unidades de saúde que aplicavam a vacina desde a chegada do reforço à Capital, 23 anunciaram ontem (30) que as doses tinham acabado. Desde as primeiras horas da manhã de hoje, outras unidades tiveram o estoque de vacinas esgotado e encontrar alguma unidade que ainda aplique a dose é tarefa quase impossível.

Para encontrar as vacinas, a reportagem percorreu, durante a manhã, vários bairros que não constavam na lista divulgada ontem pela Sesau. Mas nos locais o que se vê são pessoas voltando pra casa sem a vacina e o aviso de “esgotado” em muitas unidades.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Alberto Neder, no bairro Caiçara, as doses acabaram no fim da tarde de ontem. Uma funcionária do posto, que pediu para não ser identificada, disse que vários usuários foram até a unidade hoje em busca da vacina, mas foram orientados a procurar em outros bairros.

“Nós estamos indicando as pessoas a procurar o posto do bairro Silvia Regina, que é o mais próximo daqui, mas não temos certeza se lá ainda tem”, segundo o comunicado da Sesau, o posto do bairro Silvia Regina também encerrou as vacinações.

O posto de saúde do bairro Jockey Club também zerou os estoques no início da manhã. Poucas pessoas procuram a unidade porque entre os funcionários a informação é que o “boca a boca” entre os vizinhos já espalhou a notícia do fim das doses.

Na tarde de ontem (30), vacinas começaram a acabar em vários postos da cidade (Foto: Marcos Ermínio)
Na tarde de ontem (30), vacinas começaram a acabar em vários postos da cidade (Foto: Marcos Ermínio)

De vários bairros percorridos pela reportagem, apenas o Bonança ainda possuía estoque. Outra funcionária responsável pelo setor da vacinação afirma que na unidade a procura não está tão grande quanto em outros bairros e as doses devem durar até o fim do dia. O posto fica localizado na Rua Jardim Santo Ignácio.

Acabou – Com a grande procura dos usuários e o fim das doses que começaram a acabar em postos na tarde de ontem, em muitos locais o que se viu foi tumulto e longas filas. Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Silvia Regina dezenas de pessoas se revoltaram ao serem informadas de que não havia mais dose disponível. Eles ameaçaram invadir a sala de vacina e a Guarda Municipal reforçou a segurança da unidade.

Na semana passada, a Prefeitura já tinha recebido 20 mil doses do Ministério da Saúde. Foram solicitadas mais 70 mil doses. No entanto, o Governo federal só liberou 50 mil doses. Não há confirmação de mais doses para o Estado, segundo a Sesau.

Conforme boletim divulgado ontem (30) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), as mortes no Estado continuam em 18 e em Campo Grande oito pessoas morreram vítima da gripe A.

Nos siga no Google Notícias