A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/07/2014 16:25

Vacina contra a gripe acaba e usuários revoltados ameaçam invadir posto

Edivaldo Bitencourt e Alan Diógenes
População se volta com fim de vacina e guarda municipal tenta impedir fotos (Foto: Marcos Ermínio)População se volta com fim de vacina e guarda municipal tenta impedir fotos (Foto: Marcos Ermínio)

Apavorada com as mortes causadas pela gripe no Estado, a população mantém as filas e já esgotou as doses da vacina contra a doença. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os estoques zeraram em 18 unidades e as 50 mil doses devem terminar até esta quinta-feira.

O maior tumulto ocorreu, na tarde de hoje, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Silvia Regina. Dezenas de pessoas se revoltaram ao serem informadas de que não havia mais dose disponível. Eles ameaçaram invadir a sala de vacina e a Guarda Municipal reforçou a segurança da unidade.

O grupo reagiu com gritos de “absurdo” e “não se faz isso” ao ser informado de que não havia mais vacina hoje. “É sacanagem, a gripe está matando e eles mandam a gente embora”, queixou-se a secretária Tânia Machado, 49.

A gerente comercial Silvana da Silva Rocha, 42, revoltou-se porque não conseguiu imunizar o pai de 100 anos. Além do idoso, crianças e até cadeirantes foram dispensados sem a aplicação da vacina contra a gripe no posto de saúde.

Fila marca distribuição de vacina após mortes por gripe na Capital (Foto: Marcos Ermínio)Fila marca distribuição de vacina após mortes por gripe na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Idoso deixa posto de saúde após receber informação que acabou a vacina (Foto: Marcos Ermínio)Idoso deixa posto de saúde após receber informação que acabou a vacina (Foto: Marcos Ermínio)

“É um constrangimento, como divulgam que tem 50 mil doses e a gente é obrigada a voltar para casa sem receber a vacina”, criticou a autônoma Cristina Soares, 36.

A revolta foi maior para quem estava tentando receber a dose desde ontem. Este foi o caso do padeiro Reinaldo Jeferson Rodrigo da Silva, 58, que foi à Unidade Básica de Saúde do Silvia Regina na manhã e na tarde de ontem e hoje à tarde. Em todas as ocasiões, informaram que só tinha 50 doses. “Falta controle”, lamentou-se o homem.

A Secretaria de Saúde confirmou que a vacina acabou em 18 unidades de saúde até o meio da tarde de hoje. A expectativa é de que todas as 50 mil doses terminem até amanhã. A demanda surpreendeu o município. Em média, cada unidade de saúde está imunizando 900 pessoas por dia.

Na semana passada, a Prefeitura já tinha recebido 20 mil doses do Ministério da Saúde. Foram solicitadas mais 70 mil doses. No entanto, o Governo federal só liberou 50 mil doses. Não há confirmação de mais doses para o Estado, segundo a Sesau.

Até hoje, a gripe causou a morte de 18 pessoas no Estado, sendo oito na Capital. São três vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.

Usuários se exaltam após fim de estoque de vacina contra a gripe (Foto: Marcos Ermínio)Usuários se exaltam após fim de estoque de vacina contra a gripe (Foto: Marcos Ermínio)
Número de mortes por gripe estagna, mas internações aumentam
Em uma semana, a gripe A, causada pelo vírus influenza, não fez novas vítimas fatais em Mato Grosso do Sul. No boletim divulgado nesta quarta-feira (...
Servidor federal não morreu por gripe A, aponta exame
Apesar de apresentar sintomas de gripe A, exame apontou que o dentista Eduardo Yanagawa, funcionário público ligado a Funai (Fundação Nacional do Índ...
Para leitores, vacina contra gripe deveria estar disponível para todos
A enquete da última semana questionou os leitores do Campo Grande News sobre a imunização contra a gripe A, causada pelo vírus influenza. A maioria q...


Engraçado é que no começo da campanha varias vacinas sobraram tendo que ser prorrogado o prazo pra atender mais pessoas que não tinham ido se vacinar, na hora que começou a morrer gente o povo acordou e agora quer tomar a vacina a qualquer custo!, sem contar que aqui no Brasil ainda existe vacina de graça, nos outros países tem um custo pra isso! sair por ai querendo invadir não resolve o problema, apenas tratam mal quem não tem a ver com a falta da vacina, os profissionais que atendem a população não tem culpa do que está acontecendo.
 
Maria Emilia Panhoti em 01/08/2014 13:32:17
1º Que culpa tem os servidores da vacina ter acabado? Vao reclamar com os governantes

2° olha essa passagem "A gerente comercial Silvana da Silva Rocha, 42, revoltou-se porque não conseguiu imunizar o pai de 100 anos."
Como assim?? Teve o período apenas para a vacinação dos idosos, porque essa filha tao preocupada não levou seu pai antes??? Hipócrita

Devemos sim cobrar a vacina, pois segundo a CF de 88, todos nós somos iguais perante a lei! Mais devemos cobrar das pessoas certas e nao dos servidores exauridos com essa correria que os governantes fizeram o favor de fazer nos ultimos dias
 
Renato oliveira em 30/07/2014 20:12:09
Há, outra coisa, esses idosos que estão indo agora quando o posto está lotado, por que não foram quando a vacinação estava voltada ao grupo de risco a qual eles fazem parte? Veja na reportagem abaixo de 17/06/2014 que 85% foram vacinados e sobraram 20 Mil doses... quem é o irresponsável mesmo que não leva a saúde a sério e fica reclamando depois que a água bate na bunda?
Sem mais.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/apos-atingir-meta-prefeitura-libera-20-mil-doses-de-vacina-contra-a-gripe
 
Magno Moreira de Carvalho em 30/07/2014 17:18:16
Engraçado esse povo que deixa tudo pra ultima hora. Um posto chega aplicar 1.000 doses/dia desta vacina, daí faz o calculo de quantos postos de saúde estavam aplicando a vacina desde a semana passada.
Ainda reclamam que mandaram as pessoas irem embora do posto, uai, vai fazer o que? sentar lá e esperar até outra leva de vacinar chegar ou vai querer tomar outra vacina, hepatite pode ser?
Entenda, se acabou a vacina, ninguém no posto de saúde é culpado, contenha-se, não grite, não xingue, a pessoa que está trabalhando lá é responsável por te atender e fazer seu curativo quando precisar, desacato ao servidor público é crime e você pode ser penalizado por isso, a culpa é dos governantes que não solicitam a quantidade necessária para a população, faça seu papel na eleição!
 
Magno Moreira de Carvalho em 30/07/2014 17:11:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions