A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

16/07/2011 08:48

A pouco mais de um mês para entrega, Imbirussu-Serradinho entra na reta final

Paula Maciulevicius

Marginal da obra está a quase um quilômetro do término, a avenida Euler de Azevedo

Depois de drenagem, a colocação de terra. Passos para a entrega do complexo Imbirussu-Serradinho. (Foto: João Garrigó)Depois de drenagem, a colocação de terra. Passos para a entrega do complexo Imbirussu-Serradinho. (Foto: João Garrigó)

Tratores e caminhões trabalhando a todo o momento mostram que as obras do complexo Imbirussu-Serradinho estão mesmo sendo finalizadas. Depois de 3 anos e meio de trabalho, os seis quilômetros de extensão de cada uma das pistas já tem 80% da drenagem pronta e está no fim da terraplenagem.

A intensidade do trabalho aumentou há cerca de um mês, de domingo a domingo é possível ver a movimentação de maquinários funcionando na área. São seis quilômetros de via que vão fazer a ligação da avenida Duque de Caxias, na entrada do bairro Nova Campo Grande até a avenida Euler de Azevedo, próximo ao Tênis Clunbe, no Santa Carmélia.

A marginal direita, quase concluída, está a um quilômetro do trecho final, a Euler de Azevedo.

Duas vias, uma de ida outra de volta vão passar pela região do Zé Pereira, Santo Amaro, Santo Antônio, Coophatrabalho, Santa Carmélia e Vila Popular. Parte das marginais está com a base imprimada, para o asfalto estar pronto basta apenas "lavado" e pintado com piche líquido.

Terraplenagem e base imprimada preparam caminho para asfalto em vias de seis quilômetros de extensão. (Foto: João Garrigó)Terraplenagem e base imprimada preparam caminho para asfalto em vias de seis quilômetros de extensão. (Foto: João Garrigó)

Na via esquerda, pessoas já aproveitam o espaço que ainda não está concluído como pista de corrida. O técnico Wilson Bursíngola, 41 anos, interrompe o exercício para responder à entrevista. Morador da Vila Almeida mal pode esperar para ter a calçada apropriada para correr, enquanto isso aproveita o asfalto recém chegado. "Era só um mato aqui, agora ficou bom, eles fizeram certinho", diz.

A moradora Ângela Lima, 39 anos, acompanhou desde o começo das obras e em uma visão crítica afirma que demorou demais. "Tem mais de ano isso aí. A gente quer ver pronto logo o negócio é quando não é?", questiona.

Com 150 pessoas envolvidas no trabalho, o complexo passou por etapas desde a desapropriação de famílias e retirada de casas das margens do córrego à recuperação da área. O operador de rolo Elizeu Ribeiro da Silva, 51 anos, tenta acalmar "está pertinho, falta pouco e vai ficar lindo". Trabalhando no complexo há pouco mais de seis meses, ele não nega, o trabalho realmente dobrou quando entrou na etapa final.

População já tira proveito de parte da obra, na marginal esquerda. (Foto: João Garrigó)População já tira proveito de parte da obra, na marginal esquerda. (Foto: João Garrigó)

O secretário de Obras João Antônio de Marco confirma, tudo está andando mais rápido. Ele ainda mantém o prazo de entrega para o 26 de agosto, aniversário da cidade.

A obra do complexo Imbirussú-Serradinho está orçada em R$ 62,5 milhões, dos quais R$ 57 milhões são recursos do Governo Federal. Além da construção das marginais, obra prevê o parque linear, a recuperação do ecossistema da micro-bacia do Córrego Imbirussu, reconstituição da mata ciliar e construção de ciclovia ao longo do trecho.

Moradora do Nova Campo Grande, Andréia dos Santos tem uma das marginais começando na porta de casa, com uma rotatório. O que segundo ela é esperado há mais de uma década. "Para mim isso aqui vai ser uma benção, ficava naquele sai e não sai, mas finalmente está saindo mesmo e vai ficar chique no último", acrescenta.

O pequeno Mateus, de 4 anos, é quem parece que não vai gostar muito de ver o trabalho pronto. "Eu quero ver o caminhão", pede ele à mãe. O menino vai todos os dias ver de pertinho o trabalho. "Ali é a rotatória, lá tem caminhão, trator", comenta.

O complexo todo deve trazer melhorias para 219 mil famílias da região.

Prefeitura abre licitações para sinalização no complexo Imbirussu-Serradinho
A edição desta segunda-feira do Diário Oficial do município traz o aviso de duas licitações para instalação de sinalização semafórica e viária na reg...
Homologada licitação de obra do Imbirussú-Serradinho
Foi homologado e publicado no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira o resultado de licitação para adequar projeto para obras de infra-est...


As pessoas precisam entender que:

1) A responsabilidade da alocação do lixo é do próprio morador. Se você quer por lixo num local que não passa carros e que, portanto, não tem coleta, a escolha é sua.
2) Para receberem aprovação do PAC, as obras precisavam atender a certos critérios e devem ter alguns perfis, dentre eles, resolver problemas de drenagem, meio ambiente, habitação e trânsito. Logo, esses complexos que foram feitos (PAC Segredo, Bálsamo, etc) são obras de grande magnitude, que demandam muito dinheiro e não seriam possíveis caso não houvesse o financiamento federal.
3) Asfalto NÃO é coisa fácil. Até porque é uma obra cara, que pede obras prévias de drenagem (escoamento pluvial de águas) e por esta mesma razão os convênios com a união para a aplicação de asfalto. A prefeitura não possui esse dinheiro.]
4) Vamos esperar a obra ficar pronta p-ra reclamar da iluminação? Pelo que li, falta pelo menos um mês...

Roberto Figuiró
Arquiteto

E NÃO sou funcionário da prefeitura. Apenas estou FARTO de tanta gente reclamar das coisas, mas de continuarem jogando lixo na rua.
 
Roberto Figueiró em 18/07/2011 10:10:47
poxa que legal,a cidade começou a andar o termin o desta obra ,com certeza vai melhorar nosso tr^naito que está perigosissimo, aguardamos agora ob ras em outros pontos da cidade que ajudem a ordenar o transito e melhorar o visual da c o idade parabens sr prefeito,aguardamos agora o final da via morena com urgencia
 
paulo pereira em 17/07/2011 10:16:51
É um governo forte que nos dá o privilégio de ter comodidade de ser cidadão Sul Mato grossense. Eu fico muito contente de ver a minha campo Grande crescer em longos passos, agora é só esperar o dia 26 de agosto que também é o meu aniversario.
 
Luiz Amir mendes em 17/07/2011 09:23:25
olha amigo para te acalmar, o sistema de iluminação já vai começar, segundo a prefeitura, e sobre o lixo que os moradores jogam quem tem que fiscalizar somos nos, pois a obra e para todos, por isso estamos nos moradores do jardim aeroporto montando um grande evento de musica cultura e educação ambiental para ver se nossos amigos vizinhos aprendam a não mais jogar lixo em nosso parque, participe dessa caminhada para que nos consigamos combater esse tipo de mal habito.
 
ELVIS RANGEL DA SILVA em 17/07/2011 07:35:03
ok, tá andando a obra, mas até agora não vi o sistema de iluminação instalado, não estou vendo alguma resolução para o lixo que os próprios moradores jogam, poderiam cercar toda extensão porque não irão respeitar e irão acabar com a mata com os vários sofás dos moradores, na verdade estou achando que novamente entregarão uma obra incabada.
 
izaltino ojeda em 16/07/2011 09:00:42
isso tudo e so bla bla bla na regiao do jardim carioca e so banana pros moradores..........o corgo imbirussu passa no carioca tb.....so que nessa regiao so tem lixo cade o meio ambiente.......o corgo esta morto.......intao e tudo bla bla bla



luiz carlos
jardim carioca
9275 2911
 
luiz carlos em 16/07/2011 04:58:32
Muito boa realmente esta obra para a cidade, mas a prefeitura está deixando o Portal do Panamá sem asfalto e drenagem. Este bairro fica a poucos metros desta nova via, entre o Jardim Panamá e o Zé Pereira. É o único lugar desta região que não tem asfalto! Quero ver na época das chuvas, quando começar a descer lama para esta via, o quê que a prefeitura fará?
 
João Américo em 16/07/2011 02:36:46
Muito bom Sr Prefeito, mas vamos olhar pro restante dos Bairros sem asfalto na cidade.
Ex: Lagoa Itatiaia, estamos a 5min do centro da cidade e shopping e no entanto estamos na poeira. Dá uma olhadinha pra nós também, pagamos nossos impostos, merecemos...
 
Robeson Oliveira em 16/07/2011 02:14:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions