ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Acrobacias da Esquadrilha da Fumaça levam multidão à Base Aérea

Aline dos Santos e Paula Vitorino | 16/06/2012 14:50

Acrobacias cortaram o azul do céu na manhã deste sábado

Público vibrou com manobras. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Público vibrou com manobras. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Com olhos vidrados, uma multidão viu as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça cortar o azul do céu de Campo Grande na manhã deste sábado. As manobras, misto de técnica e perícia, arrancaram elogios do empresário Leandro Miahira, de 27 anos. “Voar num desses realizaria um sonho de infância”, afirma.

Em companhia da família, ele assistiu ao show das aeronaves da carroceria de uma caminhonete, do lado de fora da Base Aérea. “É a primeira vez que assisto de fora, a visão é privilegiada”, diz. A irmã de 11 anos também aprovou o espetáculo. “Estou adorando”, conta Mariana.

Enfrentado o calor com muita água e protetor solar, a funcionária pública Rosa Fátima Aquino, de 36 anos, levou os filhos. Enquanto a menina de três anos era protegida do sol com uma fralda na cabeça, o mais velho, Luiz Augusto, de 9 anos, queria aventura. “Quero subir nos aviões com metralhadora”, dizia o menino.

Expectadora fiel, a advogada Virgínia Gandini, de 52 anos, levou o irmão, a cunhada e o sobrinho, que moram em São Paulo, para assistir a apresentação. “É muito legal. Todo ano tem uma coisa diferente, algo novo. Dá uma emoção muito grande vir aqui na Base”.

Perícia e técnica no voo de cabeça para baixo. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Perícia e técnica no voo de cabeça para baixo. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Piloto de um dos seis aviões que garantiram o show da Esquadrilha da Fumaça, o capitão Eduardo Maia Arantes fez sua oitava apresentação hoje. “Não sinto medo, dá ansiedade de fazer o melhor, passar a emoção. Para que a molecada que vê a gente voando sinta um pouco de paixão pela aviação”, salienta.

Para ele, a manobra que mais exige concentração é voar de cabeça para baixo, intercalando com as outras aeronaves. A esquadrilha, que comemorou 60 anos em 2012, também passou por Costa Rica e Três Lagoas.

A Base Aérea de Campo Grande está com portões abertos hoje e amanhã. Quem levar um quilo de alimento perecível concorre a um voo panorâmico. Neste sábado, 13 pessoas foram sorteadas. Os alimentos serão doados a entidades sociais.

O público vai poder conferir exposição de aeronaves e carros antigos, além de exibição de paraquedistas. A expectativa é atrair 50 mil pessoas no sábado e domingo.

Nos siga no Google Notícias