ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Adolescente que estava ao volante de carro pode responder por homicídio doloso

Viviane Oliveira | 21/11/2011 14:34

Veículo, que tinha 7 ocupantes entre 15 e 17 anos, capotou no sábado e um deles morreu. Há suspeita de que estivessem embriagados

O veículo capotou por três vezes.(Foto: Fernando da Mata)
O veículo capotou por três vezes.(Foto: Fernando da Mata)

O adolescente de 15 anos que se envolveu em um acidente no último sábado (19), onde um jovem morreu e seis ficaram feridos pode responder por homicídio doloso. A informação é da delegada da Deaij (Delegacia Especializada em Atendimento a Criança e Juventude), Maria de Lourdes Cano.

Segundo a delegada, se for comprovado que ele estava dirigindo alcoolizado e em alta velocidade o jovem pode responder por dolo eventual, isto é, quando não tem a intenção de matar, mas assume o risco em razão da conduta perigosa. Os pais podem responder por omissão de cautela.

As investigações já foram iniciadas para esclarecer os fatos. Maria de Lourdes explica que nos últimos três meses foram 97 ocorrências envolvendo adolescentes na direção de veículo automotor, desses 10% se envolveram em acidentes.

A maioria dos jovens é de classe média e alta. Conforme Maria de Lourdes os pais quando vão à delegacia afirmam que o filho pegou a chave do carro escondido, sem autorização deles. “No decorrer, as investigações apontam que o dono do veículo tinha conhecimento e permitiu que os filhos dirigissem”, afirma.

Conforme ela, se o adolescente dirige é porque alguém ensinou. “Os pais alegam que tem chácaras e fazendas e que ensinaram os adolescentes pegar no volante na estrada de chão. É completamente diferente dirigir em estrada e em via pública”, questiona.

No carro foram encontrados cinco garrafas de cerveja. (Foto: Fernando da Mata)
No carro foram encontrados cinco garrafas de cerveja. (Foto: Fernando da Mata)

No carro foram encontradas cinco garrafas de cerveja de um litro, três cheias e uma quebrada e dois celulares. Em um dos aparelhos uma mensagem que estava sendo escrita foi interrompida no momento do acidente. “Nós vamos investigar o conteúdo dessa mensagem e quem estava manuseando o aparelho”, explica Maria de Lourdes.

Amanhã será ouvido os pais do garoto que conduzia o veículo, e os jovens, de 15 e 17 anos, que já estão em casa.

Acidente - Os adolescentes eram passageiros do veículo Honda City, conduzido por um menino de 15 anos. Ele perdeu o controle do carro ao tentar fazer uma curva na avenida Ministro João Arinos, saída para Três Lagoas, bateu em uma árvore e capotou várias vezes.

No veículo estavam sete meninos que foram todos arremessados para fora do carro. Um deles, José Eduardo Menegat Tavares Manzione, 15 anos, morreu na hora. Os outros foram encaminhados para o hospital.

No local do acidente foram encontradas, aproximadamente, cinco garrafas de cerveja. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os ocupantes estavam sem cinto de segurança.

Saúde - Três dos quatro adolescentes feridos no acidente de trânsito continuam internados na Santa Casa. O adolescente de 16 anos está na emergência e aguarda vaga para o CTI (Centro de Terapia Intensiva).

O jovem de 15 anos que conduzia o veículo fez uma cirurgia no fêmur, uma no Buco Maxilar Facial (boca) e respira com ajuda de aparelhos. O outro menino está na enfermaria e não corre risco de morte. O quarto garoto está na Clinica Campo Grande e não foi informado o estado de saúde dele.

Nos siga no Google Notícias