ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Adolescentes denunciam situação precária em unidade de acolhimento

Alan Diógenes | 15/10/2015 16:41
Móveis dentro da unidade estão quebrados e sem condições de uso. (Foto: Direto das Ruas)
Móveis dentro da unidade estão quebrados e sem condições de uso. (Foto: Direto das Ruas)

Jovens que moram em uma Unidade de Acolhimento Institucional, localizada na Rua Pernambuco, Vila Gomes, em Campo Grande, reclamam da situação precária em que vivem e no abandono do local. Antes da troca da prefeito, a solução para o problema era reformar a casa, agora a medida tomada pelos responsáveis e conselheiros tutelares é alugar um novo prédio para abrigar os menores.

Conforme um dos acolhidos, que preferiu não se identificar por medo de represálias, o local virou um verdadeiro “depósito de adolescentes” e até mesmo agressão física já aconteceu. “Está um caos, abandonaram a gente aqui. A alimentação é inadequada, sem falar que já houve caso de funcionário agredir adolescente ou agressão entre os próprios acolhidos. Ficamos o dia todo sem fazer nada porque não existem atividades socioeducativas. Espero que as condições para nós melhorem”, comentou.

A juíza Katy Braun, que encaminha os adolescentes para lá e que também fiscaliza o trabalho na unidade, disse que são os próprios acolhidos, que “revoltados” com as regras impostas, acabam agindo com vandalismo. “É um casa que abriga meninos de 12 a 18 anos, ou seja, uma fase difícil. Muitos já viveram na rua, fazem ou já fizeram uso de drogas. Eles quebraram vidros e até mesmo portas de ferro na unidade”, explicou.

Ela negou qualquer denúncia feita pelos acolhidos. “Eles possuem colchões bons e roupas limpas, sem falar que funcionários como: assistentes sociais e conselheiros tutelares estão sempra a disposição. A alimentação da casa também é adequada. De qualquer forma, encaminhamos o fato à prefeitura para que tome as providências cabíveis”, mencionou.

A assistente social Marcela Rodrigues, que é secretária da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), e também atende a unidade, também disse que os próprios jovens agem com violência. “A casa funciona há mais de um ano e quando começou os trabalhos compramos móveis, beliches e guarda-roupas, mas eles mesmo destruíram. Sem falar que sobem no telhado no final de semana para fugir e acabam quebrando as telhas. A gente manda arrumar, como as paredes que estavam pichadas e foram pintadas, mas depois está tudo estragado novamente”, salientou.

Em Campo Grande existe 14 unidades como esta espalhadas pela cidade, que atende menores em conflito com a família, que são usuários de drogas ou foram tirados da prostituição.Veja abaixo mais imagens do interior do abrigo:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias