A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/06/2015 08:45

SOS Abrigo rejeita adolescente egressa de UNEI e causa polêmica na Capital

Filipe Prado

Uma adolescente de 17 anos teve abrigo negado durante a noite de segunda-feira (22), após fugir da Unidade de Saúde do Bairro Tiradentes. A menor procurou a Polícia Militar que entrou em contato com o Conselho Tutelar, mas não conseguiu uma vaga no Abrigo feminino de Adolescentes.

A conselheira tutelar Vânia Nogueira contou que a adolescente foi acolhida no dia 13 de julho, mas como é usuária de drogas foi encaminhada para a Unidade de Saúde do Bairro Tiradentes, porém ela acabou fugindo.

A adolescente pediu ajuda para a Polícia Militar, que acionou o Conselho Tutelar. No boletim de ocorrência a polícia aponta que a coordenadora e a responsável negaram abrigo a menor, alegando que possuíam um decreto proibindo o recolhimento. Porém a conselheira afirma que o documento nega abrigo a egressos da UNEI (Unidade Educacional de Internação).

“A chefe do abrigo disse que não iria acolher por conta do documento e não acolheu. Ainda bem que a Polícia Militar conseguiu encontrar o pai da menina”, relatou Vânia. Mas a conselheira declarou que ontem (23) outro adolescente teve o acolhimento negado, porém no abrigo masculino. “O papel do conselho é solicitar o acolhimento, mas infelizmente foi negado”.

Ainda ontem, Vânia foi até a SAS (Secretaria de Assistência Social), que entrou em contato com a juíza responsável pelo caso, que alegou que os responsáveis pelos abrigos “não fizeram uma leitura inadequada do documento”. Nesta manhã (24), a secretaria realiza uma reunião com o conselho tutelar para regular a situação. “Por enquanto a situação esta sendo resolvida”, comentou Vânia.

De acordo com a assessoria de imprensa da SAS, o Conselho Tutelar fez o encaminhamento e a adolescente foi reconduzida para o abrigo. A SAS afirmou que não rejeita adolescentes, porém foi uma determinação da juíza.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions