Adriane Lopes promete concluir corredores de ônibus e reavaliar novos trechos
Prefeita diz que intervenções em andamento vão continuar, enquanto obras futuras devem passar por debate

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), afirmou na manhã desta terça-feira (2) que as obras dos corredores de ônibus já iniciadas na cidade serão concluídas, enquanto trechos ainda não iniciados poderão ser reavaliados com participação da população. A declaração ocorreu durante a entrega simbólica do prêmio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), no Paço Municipal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
“Nós temos que ouvir a população de Campo Grande. Quando esses projetos foram lançados lá atrás, não houve discussão com a população. Temos a obrigação de concluir as obras que já foram iniciadas. Mas aquelas que ainda não tiveram início podem ser discutidas”, afirmou Adriane.
- Leia Também
- Imprudência de motoristas agrava risco em avenida com obra polêmica
- Há 16 anos, promessa de 70 km de corredores de ônibus patina e divide opiniões
O posicionamento ocorre após dois acidentes, um deles com morte, registrados na Avenida Gunter Hans, onde estão em andamento as obras do corredor de ônibus. Atualmente, a Capital conta com corredores implantados nas ruas Brilhante e Rui Barbosa, que foram entregues em abril e dezembro de 2022, respectivamente.
O projeto dos corredores de ônibus foi apresentado em 2009, inserido no primeiro Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Campo Grande e atendia às diretrizes da Lei Federal n° 12.587/2012, que obriga os municípios a adotar políticas de mobilidade urbana sustentável.

A primeira obra a começar foi a do corredor da Rua Brilhante, em 2016. Atualmente há frentes de trabalho na Avenida Bandeirantes e na própria Gunter Hans. Há ainda previsão de novos trechos, que deverão ser discutidos com a população na Rua Bahia, Avenida Coronel Antonino e Avenida Calógeras.
Segundo a prefeitura, os investimentos são financiados com recursos federais já destinados especificamente à mobilidade urbana, com o objetivo de conectar terminais e agilizar o transporte coletivo.
Em 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional aprovou a proposta de financiamento de R$ 91,3 milhões da prefeitura da época para as obras dos corredores de ônibus, dentro do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana, o Pró-Transporte, no âmbito do Avançar Cidades.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

