ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Advertidos, guardas envolvidos em confusão no Morenão voltam às ruas

Valdecir de Lima Soares, Robson Ferreira e Silva e Leilson Allan de Souza estavam afastados desde novembro

Adriano Fernandes | 07/02/2020 20:02
Guardas municipais no dia da manifestação. (Foto: Marcos Maluf)
Guardas municipais no dia da manifestação. (Foto: Marcos Maluf)

Alvos de um processo administrativo após intervenção com spray de pimenta em protesto de passageiros no Terminal Morenão, em novembro do ano passado, os guardas municipais Valdecir de Lima Soares e Robson Ferreira e Silva foram "penalizados" com advertência pela corporação.

Leilson Allan de Souza, também apontado de envolvimento na abordagem teve o processo arquivado. A decisão é da comissão processante da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) e foi homologada nesta sexta-feira (07) pelo titular da pasta, o secretário Valério Azambuja.

No parecer, a comissão apontou que ação dos servidores apresentou “falhas de ordem tática que culminaram numa exposição de alto risco à segurança de dezenas de pessoas”. Aos chegarem no terminal, os guardas deveriam ter reportado aos superiores a situação, antes de agir. Além disso, estavam em número reduzido frente ao número de manifestantes, conforme o documento.

Já Leilson foi poupado de qualquer tipo de punição, pois, na ocasião exercia a função de motorista, “recebendo ordens diretas do comandante da viatura”. Contudo, a comissão determinou que após concluírem um curso de aperfeiçoamento, Valdecir e Robson voltem a utilizar o armamento funcional e a integrar o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da Guarda Civil Municipal assim como o colega. Desde a confusão eles estavam afastados do serviço de patrulhamento e abordagens nas ruas da Capital. 

O caso - Iniciado por volta das 7h40, a manifestação ocorreu na sexta-feira (15) de novembro, depois que linhas de ônibus demoraram "mais que o normal" para passar, segundo os passageiros. O bloqueio da entrada e saída do terminal durou cerca de 30 minutos. Alguns passageiros esperavam pela linha 072, que liga o Terminal Morenão ao Terminal Nova Bahia, desde às 6h30.

Equipes da guarda municipal foram acionadas para desbloquear o acesso, apontaram a arma de cano longo, calibre 12 (não letal, com balas de borracha) em direção aos manifestantes, na maioria, mulheres. Também utilizaram spray de pimenta para dispersar as pessoas.

Nos siga no Google Notícias