ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Agepen faz pente fino na Máxima com participação de Choque e Polícia Civil

Rafael Ribeiro | 22/06/2017 11:00
Caminhões do Batalhão de Choque estacionados na porta da Máxima, durante pente fino no local (Foto: Rafael Ribeiro)
Caminhões do Batalhão de Choque estacionados na porta da Máxima, durante pente fino no local (Foto: Rafael Ribeiro)

Agentes penitenciários da Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária), policiais militares do Batalhão de Choque e policiais civis realizam na manhã desta quinta-feira (22) uma operação que faz um pente-fino nas celas do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, no Jardim Noroeste (zona leste).

Oficialmente, a cúpula da Agepen diz que a atividade é rotineira e já estava prevista. Entretanto servidores ouvidos pelo Campo Grande News na porta da penitenciária dizem que não houve aviso prévio das atividades no local e que geralmente elas são sigilosas.

As revistas começaram por volta das 8h e não têm horário programado para terminar. Um balanço deve ser divulgado à tarde.

Os trabalhos no local contam com pelo menos 40 homens, entre policiais e agentes. O objetivo é localizar e apreender celulares, drogas e armas. Além de rastrear possíveis novas lideranças de facções criminosas.


É a terceira operação ocorrida em presídios da Capital desde o início do mês. Diferente das outras duas, contudo, esta não contou com a participação e organização do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual.


No último dia 12, foi deflagrada a Operação Chip no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) para apurar crimes de corrupção, peculato, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na ocasião, três pessoas foram detidas, entre elas um servidor.


Na casa do agente penitenciário Cleiton Paulino de Souza, preso na operação, os agentes encontraram 23 celulares, alguns embalados e prontos para serem entregues no presídio, além de uma balança de precisão e R$ 8,6 mil em dinheiro. Também foram apreendidos, durante buscas no presídio, celulares, carregadores, fones de ouvido, chips, maconha, cocaína e alimentos, que eram comercializados de maneira irregular no estabelecimento penal.


No dia 16, o alvo foi o Centro de Triagem Anízio Lima. Celulares e drogas foram apreendidos, mas o balanço dos trabalhos feitos não foi divulgado pelo Ministério Público na ocasião.


Desde o início do mês que a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) planeja operações de impacto na Máxima como forma de responder o fato da execução de duas irmãs no Paraguai ter sido ordenada pelo celular, de dentro do presídio.

Nos siga no Google Notícias