A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/01/2014 09:06

Agetran admite que depredação em terminais exige "plano urgente"

Aline dos Santos
Pichações vão do chão ao teto no banheiro do General Osório.Pichações vão do chão ao teto no banheiro do General Osório.
Mato abunda em frente ao terminal. (Foto: Marcos Ermínio)Mato abunda em frente ao terminal. (Foto: Marcos Ermínio)

Pichados, depredados e alvos de furtos que não poupam nem os espelhos, os terminais do transporte coletivo em Campo Grande poderão ter guardas municipais para zelar pelo patrimônio público.

“Tem que resolver com urgência o problema dos terminais”, afirma o novo diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Jean Saliba, que assumiu o cargo em 30 de dezembro.

Após ter acesso a relatório que mostra depredação, vandalismo e subtração de torneiras a espelho, a proposta é ter segurança patrimonial dia e noite. “Está em andamento a possibilidade de termos guardas 24 horas nos terminais”, salienta.

No terminal General Osório, localizado no cruzamento das avenidas Coronel Antonino e Mascarenhas de Moraes, os usuários são recepcionados pelo mato alto e pichações. Porém, a situação piora bem se a pessoa decidir ir ao banheiro. O espaço é o retrato do caos: as pichações vão da parede ao teto, portas arrancadas e pias com vazamento.

“Seria bom se tivesse guarda, tem muito maloqueiro”, afirma a trabalhadora autônoma Creuza Medina, 49 anos. Ela conta que passa quase todos os dias pelos terminais Nova Bahia, na avenida Cônsul Assaf Trad, e General Osório.

Depois de ter visto um roubo dentro do terminal, só anda com a bolsa colada ao corpo e com atenção redobrada. “Eu tenho medo”, diz. Os terminais de transbordo do transporte coletivo já tiveram segurança privada.

Feirinha – Além das idas e vindas do transporte coletivo, os terminais são espaços para verdadeiras feirinhas. Vende-se de salgado a roupas, mesmo com presença de ambulantes sendo proibidas.

Do lado de fora do terminal General Osório, Rosemari Francisco Teno Dias, 50, conta que prefere ficar nas imediações a ter mercadoria apreendida. “Coisa errada não é para mim”, diz. 

A Associação de Terminais de Transbordo tenta regularizar a situação, com 109 vendedores. São oito terminais e um ponto de integração.


Agetran afirma que ambulantes não podem ficar em terminais
Ambulantes estão de forma ilegal em terminais de transbordo de Campo Grade. Segundo a Diretora Presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e...
Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...


CADA UM TEM SUA PARCELA DE CULPA,POIS QUEM CAUSA ESTE DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO TAMBÉM É ELEITOR.
OS TERMINAIS ESTÃO ABANDONADOS,ASSIM COMO VÁRIOS ÓRGÃOS DE ATENDIMENTO PUBLICO ,SIMPLESMENTE PORQUE AS PESSOAS QUE ELEGEMOS ESTÃO HA UM ANO EM UMA DISPUTA DE PODER ENTRE ELES.
TEREMOS ELEIÇÃO ESTE ANO.PENSEM MUITO BEM NA HORA DE ELEGER PALHAÇOS E REELEGER LADRÕES,POIS ESSA VERGONHA PODE SE REPETIR.
 
Karina Romero em 04/01/2014 20:41:42
Campo Grande pede socorro a cidade toda ta assim
oque falta para prender esses bandidos e mandar pintar do jeito
que estava!
 
Claudio Lopes em 04/01/2014 20:04:34
Concordo plenamente com o comentario do Fabiano Ribeiro. Guarda municipal não é e nunca será Policia. Cada um tem sua função estampada na CF. Me estranha viajar à Campo Grande e ver a GM desfilando em uma blaser toda plotada (parecendo o GARRAS) e olhando de cara feia para a sociedade. O ideal seria "estacionar" esse "camburão" em um dos próprios do municipio e vigiar o patrimonio ali existente. Ocorreria duas situações: a proteção do bem público e a economia de combustivel. Pensem nisso!!!!!,e caso ocorra algum crime, aí sim, acionar a Policia
 
joel severino da silva em 04/01/2014 18:00:25
Se a população soubessem votar este tipo de situação estaria resolvida faz tempo, pessoas que votaram simplesmente em nomes já conhecidos como o Sr. Zeca do PT (PT), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Edil Albuquerque (EX VICE-PREFEITO PELO PMDB) e o ilustre do Paulo Siufe (QUE ESTA NA CÂMARA A VÁRIOS MANDATOS, PMDB) e tantos outros vereadores empossados por lá, e querer que estes problemas persistem, ou as pessoas vão me dizer que o "projeto de cassação" do prefeito (que também não tem competência para administrar a cidade) e a solução para todos os problemas da cidade.... HIPÓCRITAS
 
José Silva em 04/01/2014 12:52:15
É uma vergonha para a cidade as condições dos terminais. Completamente abandonados. E além da ação dos vândalos, há também a violência com brigas de gangues de marginais de escolas rivais. Toda essa situação de descaso público aliado ao baixo nível de educação da população (e quando falo em edução não digo da educação intelectual apenas, como também daquela que recebemos dentro de casa, a que forma o caráter de um indivíduo) resultam em cenas como essa. E outra: Guarda Municipal não é polícia, e nunca deveria ser, por isso deveria estar nos terminais, cuidando do patrimônio municipal, e não rodando a cidade de carro olhando de cara feia para as pessoas e achando que é polícia.
 
Fabiano Ribeiro em 04/01/2014 12:04:50
* na verdade , toda a minha campo grande esta suja ... passo , todos os dias enfrente ao parque airton senna , e lamento , quanto matagal , quanta sujeira , absurdo , no ceinf aqui do residencial iraci coelho , da pra se enxergar o matagal por cima do muro , uma vergonha , o posto de saude do iraci coelho ta cheio de mato , eu gostaria que a prefeitura , os vereadores , fossem la verificar isso .... uma vergonha
 
antonio silva em 04/01/2014 11:44:27
deveria contratar empresas de segurança para cuidar os terminais e outros orgaos publicos e colocar os guardas municipais nas ruas para dar um reforço na segurança, assim geraria mais emprego para os vigilantes, a população teria mais segurança nas ruas e todos nos povo ganhariamos com isso.
 
fernando alves em 04/01/2014 11:16:03
o certo é por os "amarelinhos" que a populaçao em geral nao sabe mas apesar da farda ser amarela são guardas municipais assim como os que ficam em postos de saude, escolas e creches e outros orgãos publicos... mas ao invés dos GM's amarelinhos fazerem um trabalho assim como os outros guardas só geram lucro pro municipio através da industria da multa... é amarelinhos fazer oque, deixem um de vocês nos terminais resguardando fazendo o ostensivo neles.
 
carlos alexandre em 04/01/2014 09:41:41
Os terminais de Campo Grande estão de dar medo! Cheio de mendigos, pedintes, ambulantes e junto com isso sujeira e mal cheiro! O que aconteceu não sei, mas de um tempo pra cá nossos terminais estão vergonhosos.
 
Giovana Moraes em 04/01/2014 09:30:02
O que ocorre, é que não há fiscalização, não há segurança... não existe "manutenção" em nada. Vejo todos os dias, pessoas entrando sem pagar,... e os fiscais de camisa azul???... sentados conversando fiado ou com algumas meninas.
 
Eduardo Semir em 04/01/2014 09:29:22
CAMPO GRANDE ESTÁ "ABANDONADA" DEVIDO A ESSE POPULISMO "BURRO" QUE TOMOU CONTA DE NOSSO PAÍS!
ATRAVÉS DE FALÁCIAS E PROMESSAS ALÉM DE BOLSAS E COMPRA DE VOTOS O BRASIL ESTÁ SENDO SUCATEADO E NÃO HÁ LEIS PARA AQUELES QUE REALMENTE TRABALHAM.
 
Paulenir de Barros em 04/01/2014 09:19:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions