ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Agetran endurece fiscalização contra infrações de consórcio de ônibus

Segundo agência, concessionária responsável pelo transporte coletivo orienta funcionários a não assinar autos de infração

Jones Mário | 02/10/2019 11:21
Entre infrações constatadas por fiscais da Agetran estão atrasos de viagem (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Entre infrações constatadas por fiscais da Agetran estão atrasos de viagem (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Diretran/Agetran (Diretoria de Transportes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito) publicou portaria em que pede mais rigor a seus fiscais no preenchimento dos autos de infração aplicados contra o Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço de transporte coletivo de Campo Grande. Com a medida, a agência pretende driblar o que classifica como “atuação fraudulenta e deliberada” da concessionária.

Segundo a portaria, os representantes do Consórcio Guaicurus são orientados a não assinar os autos de infração. A empresa utilizaria a negativa como álibi para se esquivar do pagamento das multas decorrentes das transgressões cometidas.

A falta do visto é tratada pela Diretran como “um dos pilares que amparam as decisões favoráveis” à concessionária na Jarit (Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Transporte).

Em diligência realizada em junho, auditores de controle externo do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), cujos argumentos embasam parte da portaria, flagraram momento em que funcionário da concessionária se recusou a assinar auto de infração apresentado por fiscal.

A Agetran alega que, durante 2018 e primeiro quadrimestre de 2019, todos os recursos do Consórcio Guaicurus contra multas aplicadas foram julgados procedentes e arquivados na junta.

Conforme portaria, as decisões foram amparadas em supostos vícios formais no registro de infração, como, além da ausência de assinatura do funcionário da empresa, o uso de outros fiscais como testemunhas, que, para os julgadores, são suspeitos ou impedidos.

Em ofício, a Jarit diz "que a lei em vigor precisa ser cumprida na sua integralidade, o que evitaria as nulidades que vem sendo acolhidas".

Recomendação – A deliberação da Agetran cumpre recomendação do MPMS (Ministério Público Estadual), que, em setembro, pediu que os fiscais cumpram fielmente a legislação em vigor quanto ao preenchimento dos autos de infração.

De acordo com a lei 4.584/2017, que regulamenta o sistema municipal de transporte coletivo, o registro deve conter o código da infração cometida e a descrição sucinta da transgressão, com indicação de local, dia, hora e demais dados importantes para sua caracterização.

O documento ainda deve levar nome e assinatura do fiscal e do representante da concessionária. A norma prevê também a assinatura de duas testemunhas caso o infrator se recuse a firmar o auto.

Na recomendação de setembro, o MPMS expõe que ao menos 3.122 notificações de multas foram emitidas ao Consórcio Guaicurus entre 2013 e 2016. Na soma, o valor devido chegaria a R$ 2 milhões. O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, informou à autarquia que nada foi pago.

Atrasos – Ainda conforme deliberação da Diretran/Agetran, a GFTP (Gerência de Fiscalização de Transportes Públicos) junta aos autos dos recursos documento extraído do sistema informatizado M2M Frota, fornecido por força de contrato pelo próprio Consórcio Guaicurus.

O programa registra automaticamente o descumprimento do horário de viagem dos ônibus, infração prevista na lei 4.584/2007. Para a Agetran, os dados do sistema confirmam “de forma inequívoca” as irregularidades apontadas in loco pelos fiscais.

Em nota, o Consórcio Guaicurus destaca que "a norma foi endereçada aos fiscais da Agetran" e que não entrará "no mérito da interpretação jurídica que consta da referida portaria".

*matéria alterada às 12h11min para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias