ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Além de tráfico de drogas, região tem '25 de março' dos produtos roubados

Bianca Bianchi | 12/02/2016 07:56
A aparente tranquilidade da Rua Flauta, que concentra 4 pontos de venda de drogas (Foto: Alan Nantes)
A aparente tranquilidade da Rua Flauta, que concentra 4 pontos de venda de drogas (Foto: Alan Nantes)

Além do tráfico de drogas, becos no bairro Tiradentes, região leste de Campo Grande, concentram também a negociação de produtos furtados e roubados. Entre os moradores, não é incomum chamar o lugar de "25 de Março", em alusão à rua de São Paulo (SP) famosa pelo comércio popular – é considerada o maior centro comercial da América Latina.

O assassinato de um homem de 39 anos no bairro, na noite de quarta-feira (10), reacende a discussão sobre a falta de segurança ali. Em uma parte do Tiradentes, há cerca de 20 anos se concentram pontos de vendas de drogas: segundo moradores, em apenas seis quadras há não menos que quatro bocas de fumo.

A venda de drogas concentra-se principalmente na Rua Flauta. Nas quadras, vielas e becos próximos é que os ladrões chegam com a "mercadoria".

"Chegam com televisão, notebook, relógio e ouro. Vende rapidão. Vem muita gente de outros bairros procurando, porque sabe que aqui encontra", explica um jovem de 22 anos, que pediu para ter a identidade preservada.

O rapaz nasceu no bairro e mostra conhecer bem o movimento na região. O principal motivo das brigas e mortes ali é a disputa por pontos de drogas, diz ele.

"O fluxo ali é intenso, todo dia, o dia todo. Vem gente do Chácara Cachoeira, do Maria Aparecida Pedrossian, do Dahma. Se perde o ponto, perde a grana. Quem quer perder dinheiro?", detalha, citando moradores de bairros próximos dali como alimentadores do tráfico.

A polícia investiga, inclusive, se a morte de quarta-feira, a de Kleber Silvério de Souza, na esquina das ruas da Tuba e Orquestra, há uma quadra dos pontos de droga, estaria relacionada com vingança e tráfico. Para os moradores, não restam dúvidas quanto a isso.

Becos do Tiradentes, onde acontece o comércio de produtos roubados (Foto: Alan Nantes)
Becos do Tiradentes, onde acontece o comércio de produtos roubados (Foto: Alan Nantes)

A equipe do Campo Grande News esteve no local na tarde desta quarta-feira e flagrou a movimentação de venda de drogas em plena luz do dia. Entre os traficantes, não é difícil encontrar crianças.

"Quem já é maior recruta a gurizada de 14, 15 anos. Sabe que não dá cadeia, não dá nada. E a gurizada entra. Porque depois de maconha, o que eles mais querem é dinheiro", afirma o jovem que assiste diariamente à realidade no bairro. A impunidade é um dos motivos apontados por outros moradores, além das autoridades policiais, para explicar como o crime perdura há tantos anos naquele local.

O Tiradentes é considerado uns do 10 bairros mais populosos de Campo Grande, com cerca de 22 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos últimos oito anos, a construção de um hipermercado e de condomínios fechados próximo à região valorizaram o bairro e os imóveis.

Caso - Kleber Silvério de Souza, 39 anos, foi morto a tiros por volta das 19h de quarta-feira. De acordo com a polícia, a vítima estava sentado em frente de uma casa, quando dois rapazes em uma motocicleta se aproximaram, o passageiro desceu e atirou pelo menos seis vezes. Kleber chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas morreu a caminho de uma unidade de saúde. Um dos suspeitos foi preso horas depois. A arma usada no crime, que teria sido jogado na Lagoa Itatiaia, ainda não foi localizada.

Nos siga no Google Notícias