ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Alunos criam movimento para evitar tumultos em bares perto da UFMS

Nyelder Rodrigues e Adriano Fernandes | 11/03/2016 21:56
Arte foi criada para ajudar no movimento e evitar que novos tumultos ocorram ali (Foto: Alan Nantes)
Arte foi criada para ajudar no movimento e evitar que novos tumultos ocorram ali (Foto: Alan Nantes)

Após a ação policial, com uso de gás lacrimogênio, spray de pimenta e balas de borracha, no início da rua Trindade na sexta-feira (4), estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) criaram o movimento "Chega de gás, ficar na calçada sou capaz". Ele foi lançado hoje (11).

Encabeçado pelas atléticas - grêmios estudantis que reúnem estudantes do mesmo curso -, o movimento quer evitar novos incidentes no local, que abriga os bares Escobar e o "Batata + Bar das Atléticas". Pacífica, a ação na noite desta sexta-feira, reuniu alunos com a camisa das associações e tenta reforçar que a baderna relatada ali é feita por pessoas de fora das atléticas. O movimento foi articulado na última quarta-feira (9) e divulgado via redes sociais, solicitando a presença de todos no estabelecimento.

O "Chega de gás, ficar na calçada sou capaz" vem acompanhado de novas regras criadas em consenso entre os representantes estudantis e o Bar das Atléticas, que mantém contrato com 20 atléticas da UFMS, que somam mais de 1.685 sócios. Apenas esses terão descontos nas sextas-feiras, para evitar que baderneiros frequentem o estabelecimento, por exemplo.

"Os presidentes das próprias atléticas serão os responsáveis por monitorar os membros delas durante as festas, de impedir que estacionem carros em frente a garagens ou que o pessoal invada a rua", explica o vice-presidente da atlética do curso de Enfermagem, Danilo França, de 22 anos.

Estudantes membros das atléticas se reuniram hoje pra lançar o movimento (Foto: Alan Nantes)
Estudantes membros das atléticas se reuniram hoje pra lançar o movimento (Foto: Alan Nantes)

Ações sociais - Já Kamila Nunes, 20, representante da atlética de Arquitetura, conta que essas organizações vão além das festas. "A Polícia e outras pessoas não entendem o conceito de uma atlética. Acham que é só baderna ou bebedeira, mas por trás de uma atlética existe todo um trabalho social", conta.

Um exemplo citado é a participação de estudantes ligados a todas as atléticas, de campanhas de doação de sangue no período de Carnaval. As atléticas que mantém contrato com o Bar das Atléticas são obrigadas a realizar essas ações. Uma delas foi a arrecadação de agasalhos e alimentos, doados para instituições como o Asilo São João Bosco e a população carente de favelas como a Cidade de Deus.

"Nossa ideia é conscientizar mesmo, para que todos integrantes fiquem nos limites do bar, afinal, querendo ou não existe um risco ali", diz o estudante Marcos Vieira, 30.

Paulo Medina, 25, presidente da atlética do curso de Educação Física, também é um dos idealizadores do movimento e reclama da ação dos policiais. "Nunca, em nenhuma das abordagens, a polícia chegou aos organizadores pedindo para saírem pacificamente. O máximo que fazem é dar 4 segundos".

Nos siga no Google Notícias