A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/07/2013 14:41

Alunos protestam contra demissão de professores do Instituto Mirim

Evelyn Souza e Viviane Oliveira
Alunos faltaram aula nessa quarta-feira. (Foto: Simão Nogueira)Alunos faltaram aula nessa quarta-feira. (Foto: Simão Nogueira)
Com cartazes, eles reivindicam que contrato de professores sejam renovados. (Foto: Simão Nogueira)Com cartazes, eles reivindicam que contrato de professores sejam renovados. (Foto: Simão Nogueira)

Cerca de 50 alunos estão na tarde dessa quarta-feira (03) em frente ao prédio da Prefeitura de Campo Grande, protestando contra a “demissão” de nove professores da unidade 2 do Instituto Mirim, que funciona no bairro Carandá.

Segundo a aluna Rafaela Stephany de Lima Linerato, de 15 anos, na tarde de ontem os professores receberam uma ligação informando que os contratos de trabalho não seriam renovados. “Isso não é justo. Não concordamos com as demissões e nem com a maneira que eles foram avisados”, disse.

Os alunos deixaram de comparecer as aulas e com cartazes em mãos, pedem para que o prefeito Alcides Bernal volte atrás da decisão. Nos gritos de protestos, eles dizem “ Sem o professores, a Mirim não anda mais”.

Eliana Andressa Lopes Rodrigues, de 15 anos também lamentou o que aconteceu com os educadores. “ Decidimos fazer esse protesto para que algo seja feito a favor desses profissionais”, conta.

Luan Andrade, de 15 anos, que está no Instituto Mirim há seis meses, disse que não pretende  deixar o prédio. “Só vou sair daqui depois de uma resposta do prefeito”.

Luciana Angela Bazzotti, representante da Mirim chegou no local às 14h. Segundo ela, os alunos organizaram o protesto sem procurar a direção do Instituto. Durante reunião, realizada na calçada, a representante explicou aos jovens que  não existem demissões e que todos os professores sabiam que os contratos, que são de seis meses, poderiam não ser renovados. 

Ela sugeriu que todos façam as reivindicações por escrito e que selecionem cinco representantes para participarem de uma possível reunião com o prefeito, Alcides Bernal.

Os manifestantes estão aguardando e disseram que só vão deixar o paço municipal se essa reunião for marcada até sexta-feira, data em que eles saem de férias. 

A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou as demissões. A justificativa é de que os professores contratados não têm licenciatura para a área em que davam aulas e a Secretária de Educação quer regularizar a situação.

Com isso, os professores que trabalhavam com as disciplinas de preparação básica, filosofia, informática, português, leitura, matemática, educação física e psicologia devem ser desligados na próxima sexta-feira (05). 

Alunos do Instituto Mirim convocam protesto após demissão de professores
Alunos do Instituto Mirim de Campo Grande convocaram nas redes sociais manifestação para a tarde desta quarta-feira, às 13h, em frente à Prefeitura. ...
Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...


Eu como mirim digo que esses professores são qualificados sim...
Com eles aprendi muito e gostaria de aprender mais... mas agora não da porque pessoas dizem que esses professores não são qualificados...
Estou indiguinada com td isso...
E aposto que esse bernal não vai fazer nada...
 
yasmin Araujo em 07/07/2013 18:34:24
Eu estava na manifestação, a gente só quer os nossos professores, nada a mais, agradeço ao Bernal por ter nos recebido ontem.
 
Bruno Fernando Morais em 04/07/2013 12:33:57
POIS SEU PREFEITO VOCÊ NÃO TEM VERGONHA DE DIZER QUE OS PROFESSORES NÃO TEM CAPACIDADES POIS ELES SÃO MUITO COMPETENTES,EU DIGO MUITOS QUE JÁ FORAM MIRIM HOJE ESTÃO MUITO BEM ALGUNS JÁ SÃO GRANDES EMPRESÁRIOS ASSIM QUE VOCÊ DIZ ESTA A FAVOR DO POVO ACABANDO COM QUE PODE TIRA OS ADOLESCENTES DA RUAS, DA DROGAS POIS O MEU FILHO É UM MIRIM E AGRADEÇO MUITO ESTES PROFESSORES POIS SÃO MUITO CAPAZES DE QUALIFICAR ESTES JOVEM QUE SÃO O FUTURO DO BRASIL TOMA VERGONHA PREFEITO.
 
rosimeire gomes morais em 04/07/2013 11:16:42
eu concordo com os vocês sim não acho justo tirarem os professores já que estão a muitos anos e tem experiência, eu fiz curso e já estou trabalhando a um ano e aprendi muita coisa com esses professores que são ótimos e se não fosse eles não teria tanto conhecimento que aprendi muita coisa diferente. eles devem ficar sim para passar o conhecimento que tem para todos que estão fazendo curso eles merecem ficar to com vocês recos. Alcides Bernal você já era
abandona esse seu cargo....
é nos "mirins"............
 
Nathalia Xavier em 04/07/2013 10:56:36
Eu votei para o Bernal, agora estou igual a pessoa que compra carro importado, quebra peça e não acha em lugar nenhum "PENSA NUM ARREPENDIMENTO".... :\
 
Pâmela Maria em 04/07/2013 09:27:28
Concordo plenamente com a Ana Martins, coloca esse mirins para carpirem um terreno, estão sem nada para fazer isso sim!
 
Pâmela Maria de Arruda em 04/07/2013 09:25:02
Que vergonha sr. prefeito, disse que iria ajudar o INSTITUTO MIRIM e apronta uma dessas. É bom rever suas ações pois elas terão consequencias negativas sobre seu mandato.

#SEMPROFESSORAMIRIMNAOANDA
 
Danilo Martins em 04/07/2013 08:38:40
e o que esta ruim consegue piorar...
 
samuel vosni em 04/07/2013 00:33:50
É um absurdo estarem usando menores para fazerem protestos. O prefeito coloca quem ele quiser pra dar aulas. Na mirim existe ótimos professores, porém aqueles que não são qualificados não devem ficar. estes alunos devem ser punidos. Deveriam estar em sala de aula ou trabalhando afinal são nossas empresas que pagam os salários deles. INDIGNADA!!!!
 
mari luci em 03/07/2013 23:46:04
O IMCG é uma ONG, portanto a PMCG encerrou os contratos pois eram pagos pelos cofres públicos, cabe a direção da ONG tem o poder de contrata-los novamente se assim achar adequado, sem precisar do aval da PMCG. Relaxa moçada.
 
Silvana Silveira em 03/07/2013 22:17:51
Pelo grito de guerra deles, tem sim que trocar urgente os professores

BERNAL, NÃO TEM PROBLEMA NÃO, ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO!!!

Eles nem sabiam que 2014 não é ano de eleição municipal!!! aff
 
Regiane Meireles em 03/07/2013 20:35:13
Mais uma do Sô Dotô Coroné Prefeito. Explica mas não justifica. Se o contrato dos professores estava terminando o mínimo que devia ser feito era providenciar outros para que não houvesse interrupção das aulas!
 
Maria Aparecida Fraga Ferreira em 03/07/2013 19:25:15
Dispensa por término de prazo contratual trabalhista não é demissão. Ess "tal de Licenciatura" é um título acadêmico conferido àqueles que concluem com aproveitamento uma faculdade voltada ao ensino, como História, Letras, Matemática, etc. No caso de falta desse documento a pessoa não pode dar aulas; isso não se confunde com qualidade de ensino, que depende da motivação do professor, mas não o torna LEGALMENTE habilitado.
 
João Dias em 03/07/2013 19:25:02
tudo isso que estão falando é mentira . os PROFESSORES estão super capacitados para dar aula , se não fossem capacitados não teriam tantos mirins trabalhadores. professores que estão lá ha mais de três anos formam mirins excelentes . Tudo isso é uma falta de respeito com os professores e funcionários .. Sacanagem ......
 
Bianca Mieko em 03/07/2013 18:17:25
Já passou da hora do Bernal intervir na "agência de empregos mirim". Alertas foram dados à ouvidoria do município que não ligou para os fatos apresentados. Onde vai parar o dinheiro que entra pelas contratações de "mini-trabalhadores"? Onde são ministradas as aulas correspondentes aos 40% determinados pela deliberação 106 do CMDCA, junto com as aulas práticas dos "supostos aprendizes"? Por que o IMCG representa as entidades não governamentais junto ao CMDCA, supostamente "paritário"? Onde vão parar os recursos captados no Fundo da Infância? Se o IMCG não é um organismo da prefeitura, por que são empregados tantos recursos públicos na entidade, em deferência à demais?
 
Mauricio Coutinho em 03/07/2013 17:49:07
Coloquem esses adolescentes para carpirem um lote ao invés de ficarem fazendo bagunça na frente da prefeitura!!!!!
 
Ana Martins em 03/07/2013 17:36:13
Ta certo! Como ex-mirim apoio daqui de longe o protesto desses alunos. Sempre assim, sendo subordinados a decisões desse prefeito "inutil". Ou ele volta atraz.. ou tamo Ai O/
Bora La "Recos" ! kkk"
 
Karolina Bergamaschi em 03/07/2013 17:30:36
Isso e um absurdo oque aconteceu eles tem sim capacitação para dar aula lá se nao tivessem nao estariam a mais de 4 anos na instituição, e eles não são simplesmente os professores da mirim e sim membro da nossa familia, se fosse trocar de professores trocassem no começo do ano e não no meio onde todos estão acostumados com eles....
 
Gracilene sales em 03/07/2013 17:15:43
EU VOTEI NO BERNAL! EBAAAA!
 
Zé Asno Inepto em 03/07/2013 17:15:39
Conheço muito bem todos os professores da instituição, principalmente da unidade 2 na qual fiz curso. Todos muito bem preparados e nos proporcionam ensino de qualidade, por isso saem mirins excelentes que até são contratados por muitas empresas. A juventude tem o governo nas mãos e acredito que a saída desses profissionais afetará os alunos. Os governantes da nossa cidade fiquem bem atentos porque vamos reivindicar nossos direitos sempre e lutaremos pelo que acreditamos.

 
Hygor Garcia em 03/07/2013 16:37:15
O Bernal é o Ari Artuzi que Dourados teve
 
Joao Jara em 03/07/2013 16:09:36
Isso é uma injustiça!O Bernal está demitindo os professores por um motivo que não existe! dizendo que estão sendo demitidos nove professores porque não tem licenciatura! O que não é verdade, porque muitos deles tem essa tal licenciatura e também estão na roda! E tem mais professores que dão o mesmo conteúdo durante 4 ou 5 anos sabem muito mais do que uma pessoa que vai entrar agora com essa licenciatura. Chega de caprichos! Tá na hora de ser homem e dizer o verdadeiro motivo desta demissão! Chega de impunidade!
 
Ana Paula em 03/07/2013 16:07:11
É pura politicagem isto que está acontecendo!! Assim como no IMCG II no IMCG I foram demitidos vários profissionais de diversas áreas e competentes, simplesmente sem motivos e por serem da antiga administração! Agora façam um levantamento nas duas unidades para verem quantos "ASPONES" do Sr. Prefeito existem lá??? Ou vai botar a culpa no Nerso de novo... A Mirim está aos cacos nesta gestão despreparada e rancorosa!!!
 
Priscila Moura em 03/07/2013 16:01:42
A mídia está totalmente desinformada pois os professores possuem licenciatura.
Também é injusto tanto com os professores quanto para os alunos.
para eles serem demitidos no meio do ano.
E o Alcides Bernal não pensou que isso iria causar uma consequência.
e a Unidade 2 ama eles demais...
todos aqueles que foram demitidos...
 
Alanis Nunes Maciel em 03/07/2013 15:45:00
A primeira lição que vocês jovem devem aprender bem e muito bem e quem em votar. Por que depois que ganham o pleito, meus colegas é osso mesmo, ai não tem volta. São 4 (quatro) anos mesmo. Outro dia escutei no radio a seguinte frase "SE VOCÊ NÃO GOSTA DE POLITICA OU NÃO SE INTERESSA POR POLITICA SERÁ COMANDADO POR QUEM GOSTA E SE INTERESSA PELO MESMO". Isso é a mais pura verdade...
 
jose carlos em 03/07/2013 15:42:43
Queeeeeeeeeeeee ABSURDO BEERNALvocê está saindo pior que encomenda! Disse em todas as suas propagandas politicas que iria ajudar o INSTITUTO MIRIM E ME APRONTA UMA DESSA porque ao invés de demetir não capacita os mesmos? EU FUI MIRIM e todos os professores são gabaritados pra dar aulas!!

NÃO FAÇA ISSO, VOCÊ ESTÁ JOGANDO SEU MANDATO DE REILEIÇÃO NO LIXO !



Sem professores a MIRIM NÃO ANDA!
 
Thaís Rodrigues em 03/07/2013 15:40:11
isso é mentira, como uns professores daqueles não tem licenciatura ? tão mais do que certo de fazer isso mesmo
 
Vitor Hugp em 03/07/2013 15:34:44
Quem falou que os professores não tem licenciatura para da aula,Eles tem e nos podemos provar.
Por que não demitirão os professores da unidade 1

Isso é mentira ...

Sem esses professores não anda mais !!!!!!!!!!!!!.
 
Leonardo cruz em 03/07/2013 15:00:43
Eu estudo na mirim e digo que eles tem qualificações sim para nos dar aula, ensinam muito bem !!!
 
vilson lima em 03/07/2013 15:00:36
Os professores foram demitidos sem nenhuma justificativa, e ainda mentem dizendo que eles não são formados, isto tudo é uma grande mentira, nenhum professor da unidade 2 dão aula sem ser formados, eles nos ensina muitas coisas que levamos para a vida toda, eles é como se fossem nossos familiares, e isso só prejudicara a todos os mirins.
SEM ESSES PROFESSORES A MIRIM NÃO ANDA.
 
Ariely Nobre em 03/07/2013 15:00:14
Não é justo o q fizeram sou mirim da unidade 2, e desde que soube da noticia que os professores foram demitidos não concordei já que segundo os professores nem sabem o motivo de serem demitidos. É injusto pois deveriam demitir no final do ano já que tinham professores planejando alguns planos e também os alunos que já estavam acostumados com a companhia dos professores dia a dia. demitiram os bons que já sabiam o que fazer e vão por uns no lugar que vão ter que estudar ainda para saber o que vão fazer porque nem sabem...