A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/03/2013 12:18

Ampliação de cemitério que tem três meses de vida útil revolta moradores

Eles temem por desvalorização de imóveis na região

Aline dos Santos e Nadyenka Castro
Terreno será usado para ampliar cemitério. (Foto: Vanderlei Aparecido)Terreno será usado para ampliar cemitério. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A ampliação do cemitério Santo Amaro, que vai avançar sobre 9,1 hectares da Área do Papa, provocou protesto dos moradores do Residencial Flamingos, na Vila Sobrinho. A contrariedade dos moradores dos 706 apartamentos chegou hoje à Câmara Municipal.

Por meio de ofício, eles relatam que o documento é “em caráter de desespero”. Também na Câmara, o vereador Derly dos Reis de Oliveira (PP), o Cazuza, aliado ao prefeito Alcides Bernal (PP), declarou que o cemitério só tem mais três meses de vida útil. O local tem 37.141 sepulturas.

O pedido de ajuda dos moradores foi lido em plenário pelo vereador Edil Albuquerque (PMDB). Para o parlamentar, a ampliação precisa de um estudo técnico. “O cemitério não está dentro das normas técnicas nem ambientais. O investimento em desapropriação pode ser feito dentro do cemitério”, avalia Edil.

Morador no residencial Flamingos há 16 anos, o jornalista Wilson Aquino relata que o temor é a desvalorização dos imóveis e risco de contaminação do lençol freático. “A água vem de poço artesiano, gastamos mais de R$ 600 mil no poço. Como fica?”, questiona. Segundo ele, o ideal é que a Prefeitura faça o cemitério em outra área, nos arredores da cidade.

A desvalorização da área é algo que também preocupa os moradores. "Acho que seria melhor se construíssem um prédio comercial ou um condomínio residencial, valorizaria mais aqui", sugere a auxiliar de contabilidade Marinês Lubas, 52 anos, que tem um escretório bem em frente à área onde será construída a extensão do cemitério.

Batriz acha que seria melhor mudar o cemitério de lugar, ao inves de aumentar a área (Foto: Simão Nogueira)Batriz acha que seria melhor mudar o cemitério de lugar, ao inves de aumentar a área (Foto: Simão Nogueira)

Vizinha do escritório, a dona de casa Beatriz Fialho, 72 anos, também discorda da medida."Moro aqui há 25 anos, e antes era só mato, mas agora mudou, estamos praticamente no centro da cidade, não cabe mais um cemitério aqui, tinham é que retirar tudo daqui ao invés de aumentar", reclama.

Já o vereador Paulo Siufi (PMDB) reclama que a notícia da ampliação deixou a comunidade católica perplexa. “Porque aquele terreno estava predestinado para construção de um auditório ou um memorial”, afirma. Em 1991, o papa João Paulo II realizou missa campal no terreno. “É um local onde o papa esteve. Tem que respeitar”, declarou.

Siufi cobra que o prefeito vá à Câmara para prestar explicações. O vereador sugere que outra área seja destinada ao cemitério, como, por exemplo, no bairro Aero Rancho, o mais populoso da Capital. Conforme Cazuza, o terreno ao lado do Santo Amaro pertencia à uma empresa particular, que pretendia abrir um cemitério privado.

Histórico – O decreto de utilidade pública para ampliar o cemitério foi publicado na última terça-feira pelo prefeito. A área, de 55 hectares, leva este nome em homenagem a João Paulo II.

Em 2005, uma ação na Justiça questionou a transação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Construtora Financial, que recebeu 33 hectares do poder público como pagamento por obras executadas na região do Carandá Bosque e Parque dos Poderes. No entanto, ao judiciário não viu irregularidade no procedimento.

Outros 19 hectares, deixados para ampliar o cemitério Santo Amaro, foram desafetados pela Prefeitura e repassados à Financial. Com o decreto, parte da área retorna para posse do município.



Sr. Luiz Alves o sr. esta comparando um cemitério de apenas 1(um) único quarteirão com 1 hec. com outro de 5 hec. simplesmente 4 vezes maior que o outro inclusive sendo um dos maiores do Estado!!! muita discrepância da sua parte e o condomínio não quer tirar o cemitério dali, mas simplesmente que ele não se amplie!!! que façam em outro local, o Sr. com certeza não mora na região e deveria pensar mais pra emitir uma opinçao.
 
Roger Brites em 15/03/2013 09:19:36
KKKKK, não queriam mudança? voto de protesto! Agora aguenta!!!!!
 
Roberto Portilho em 15/03/2013 08:13:08
NAO ENTENDO ... VCS NÃO VOTARAM NO BERNAL ... TA AI A MUDANÇA QUE VOCÊS QUE VOCÊS QUERIAM ... NAO SEI PORQUE ESTÃO REVOLTADOS, ESTRESSADO, BRIGANDO ... SÓ 4 ANOS E SE VCS CONTINUAREM ESSAS PESSOAS IGNORANTES VAI SER 8 ... NAO RECLAMAM NAO ... AGUENTAM AGORA
 
wellington luxemburgo em 15/03/2013 07:55:04
Saudade do Nelsinho, quem mandou vota no Bernal, isso é só o começo.
 
sidnei da fonseca veiga em 14/03/2013 23:51:49
calma gente!!! estes são os unicos vizinhos que não encomodam ninguem.não

não liga som alto,não fazem festa regado a bebidas, paz total.
 
marcio da silva em 14/03/2013 22:58:01
SENHOR PREFEITO, FAÇA-ME O FAVOR...SERÁ QUE A COTA PARA BURRADAS AINDA NÃO ACABOU??? NÃO NOS DECEPCIONE ! ! !
 
Lincoln Cortez em 14/03/2013 21:34:09
Já que o terreno é próximo ao centro de Campo Grande- 5 minutos- e a Câmara de Vereadores não tem prédio próprio e a Prefeitura tem suas Secretarias espalhadas pelos Bairros de Campo Grande, a construção da Praça dos Dois Poderes (Prefeitura e Câmara) no local denominado Área do Papa e a mudança do cemitério para outra área, daria um novo panorama para a Cidade Morena.
 
Fernando Dias em 14/03/2013 20:29:09
O Edil reconheceu que o cemitério está fora do normal, quem era o vice prefeito da Capital nos ultimos 8 anos????? Com certeza os moradores desse condomínio não tem familia ali sepultado. No começo da 14 de Julho tem um cenitério, muitas residencias e predios ao lado e nunca vi questionamento para tirar; ou que o imóvel é baratinho. Esse pessoal já fizeram barulho por outro motivo ai, só vivem disso.
 
luiz alves em 14/03/2013 19:38:03
com certeza a maioria desse condominio votou no bernal! aguenta agora!!!!!!!!!
 
samuel vosni em 14/03/2013 19:05:40
Bem feito, voto de protesto, toma, veja no que deu. E o Bernal? kkkkkkkkkkkkkkkkk.
 
ALICE RUAS em 14/03/2013 18:57:10
e o bernal??? resposta so faz coisas erradas pra população que votou nele, ainda bem que eu não votei e nem votaria nunca neste TALZINHO
 
ELY MONTEIRO em 14/03/2013 16:52:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions