ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Analfabetos eram aprovados nos exames do Detran, afirma delegada

Jeozadaque Garcia e Viviane Oliveira | 13/01/2012 19:34

Segundo a delegada que cuida do caso, alguns condutores sequer compareciam em algumas fases da prova

De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)
De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)

Pessoas analfabetas e com problemas oftalmológicos congênitos eram aprovados nos exames do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), segundo a delegada da corregedoria de trânsito Aline Lopes. A operação “Sinal Vermelho a Corrupção”, desencadeada esta manhã, cumpriu 17 mandados de prisão nas cidades de Naviraí, Douradina e Campo Grande.

Os suspeitos são apontados como integrantes de uma quadrilha de facilitava o processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a corregedora, foram presos seis examinadores e um médico do Detran, cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), além de instrutores e proprietários de autoescola.

A denúncia foi feita em 2008. Segundo Lopes, as fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática.

O preço variava entre 800 a R$ 3 mil, que era o ‘pacote’ completo. Dos condutores beneficiados pela prática, oito confessaram.

Alguns, inclusive, não sabiam ler ou escrever, portavam doenças oftalmológicas e nem sequer compareciam em algumas fases do exame.

O dinheiro, ainda conforme a delegada, era dividido entre os envolvidos durante festas regadas a mulheres e bebidas.

Arma - Durante o cumprimento dos mandados de prisão, a Polícia encontrou um revólver calibre 32 e 28 munições na casa de Jairo de Mattos Guedes, 46 anos.

Ele foi autuado em flagrante por posse irregular e assumiu ser o dono da arma. Jairo é funcionário do Detran e já havia sido denunciado em 2008 pelo mesmo crime.

De acordo com o Diretor Executivo do Detran, Francisco Libório Silveira, se for comprovada a participação dos funcionários no esquema de fraude todos serão exonerados do cargo.

Nos siga no Google Notícias