A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

13/01/2012 19:34

Analfabetos eram aprovados nos exames do Detran, afirma delegada

Jeozadaque Garcia e Viviane Oliveira

Segundo a delegada que cuida do caso, alguns condutores sequer compareciam em algumas fases da prova

De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)

Pessoas analfabetas e com problemas oftalmológicos congênitos eram aprovados nos exames do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), segundo a delegada da corregedoria de trânsito Aline Lopes. A operação “Sinal Vermelho a Corrupção”, desencadeada esta manhã, cumpriu 17 mandados de prisão nas cidades de Naviraí, Douradina e Campo Grande.

Os suspeitos são apontados como integrantes de uma quadrilha de facilitava o processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a corregedora, foram presos seis examinadores e um médico do Detran, cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), além de instrutores e proprietários de autoescola.

A denúncia foi feita em 2008. Segundo Lopes, as fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática.

O preço variava entre 800 a R$ 3 mil, que era o ‘pacote’ completo. Dos condutores beneficiados pela prática, oito confessaram.

Alguns, inclusive, não sabiam ler ou escrever, portavam doenças oftalmológicas e nem sequer compareciam em algumas fases do exame.

O dinheiro, ainda conforme a delegada, era dividido entre os envolvidos durante festas regadas a mulheres e bebidas.

Arma - Durante o cumprimento dos mandados de prisão, a Polícia encontrou um revólver calibre 32 e 28 munições na casa de Jairo de Mattos Guedes, 46 anos.

Ele foi autuado em flagrante por posse irregular e assumiu ser o dono da arma. Jairo é funcionário do Detran e já havia sido denunciado em 2008 pelo mesmo crime.

De acordo com o Diretor Executivo do Detran, Francisco Libório Silveira, se for comprovada a participação dos funcionários no esquema de fraude todos serão exonerados do cargo.

Polícia encontra arma e munições com preso em operação do Detran
Jairo de Mattos Guedes foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitidoUm dos presos na operação do Detran/MS realizada...
Operação do Detran prendeu 18 suspeitos de fraudar sistema de CNH
A operação da corregedoria de trânsito do Detran/MS deflagrada na manhã desta sexta-feira (13) cumpriu 20 mandados de prisão contra suspeitos de part...
Operação do Detran prende 9 suspeitos de fraude envolvendo CNH
A Corregedoria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta sexta-feira (13) operação contra a fraude...


Ow novidade emmmmmmmmm, até parece que ninguém sabia, e a quantidade de acidentes na capital por este tipo de condutores... sem noção é obrigação da justiça investigar... ow ow ow estou sendo analfabeta agora também...
 
Ana Paula em 15/01/2012 02:12:04
Sai está turma agora, amanhã tera outra no lugar dela isto e continuo.
 
gerson Ferreira Filho em 14/01/2012 11:39:32
O transito ja é um perigo agora imagina o tanto de gente habilitado dessa forma deve existir, pessoas que praticamente compraram a habilitação, na verdade ele não tem uma cnh tem uma arma na mão pronta para matar um incente na rua, parabens a policia por mais essa operação , ao menso tira de circulação alguns de ma fé
 
silvia mota em 14/01/2012 10:34:36
Será que por isso que a gente vê tantos barbeiros dirigindo pelas ruas de nossa cidade?
 
Roberto José em 14/01/2012 10:24:24
Parabens que seja feita justiça.
 
lenita soares de barros em 14/01/2012 09:33:10
Ainda bem, nesse balaio tem muito mais gente envolvida, pode ter certeza disso. Com relação aos funcionários apontados, há muito tempo se tinha conhecimento disso, mas nada era feito. Alguns servidores desfilavam em carros de alto valor econômico, incompatível com os proventos. Devem ser demitidos a bem do serviço público, só espero que o processo adm ande logo. Cadeia neles!!!!
 
jorge oliveira em 14/01/2012 08:46:24
tem que fazer este trabalhos com os chefe dos detran
 
ataide bezerra da silva em 14/01/2012 02:03:25
Graças a Deus alguém retirou esses bandidos da rua.
 
Atílio Ferreira em 13/01/2012 10:31:00
E quando alguém vai perceber que os que não sabem dirigir também são aprovados????
 
Rafael Cruz em 13/01/2012 08:52:49
Espero que a operação tenha sido feita de maneira criteriosa, sem o risco de envolver pessoas inocentes. Se realmente existirem pessoas que agiram de má fé, que sejam punidas exemplarmente.
 
carlos enrique fenero em 13/01/2012 08:39:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions