A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

16/01/2018 11:37

Antes da conclusão, asfalto na Rua Brilhante já está ‘todo costurado’

Prefeitura e Exército dizem que mapeamento da tubulação subterrânea apresenta inconsistências; rompimentos no encanamento atrapalham cronograma

Anahi Zurutuza e Bruna Kaspary
Militares quebram asfalto para reparar vazamento encontrado depois que recapeamento havia sido feito (Fotos: André Bittar)Militares quebram asfalto para reparar vazamento encontrado depois que recapeamento havia sido feito (Fotos: André Bittar)

Antes da obra de recapeamento do corredor sudoeste do transporte coletivo ser concluída, o asfalto feito pelo Exército na rua Brilhante já tem remendos. O empreendimento que era para ser “modelo” em um problema. 

De acordo com os militares que comandam os trabalhos e a própria Prefeitura de Campo Grande, inconsistências no mapeamento da rede de abastecimento de água e coleta de esgoto dificultam o andamento dos trabalhos. A empresa nega.

No cruzamento com a rua Vicente Solari, por exemplo, o rompimento em encanamento de água obrigou a equipe a abrir o pavimento e refazer o trabalho pela terceira vez nesta terça-feira (16). Logo no início da manhã, militares que chegaram para trabalhar no local viram a água “brotando” do asfalto.

“Mais de 50% do atraso na obra é em decorrência das falhas no cadastro da Águas [Guariroba]. A obra já teria acabado se não fossem esses problemas”, afirma o secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ariel Serra.

O tenente Breno Pontes, responsável técnico pela obra, explica que as profundidades e localização apontadas no mapeamento entregue pela empresa à equipe de engenharia não correspondem à realidade em alguns casos.

No cruzamento da Brilhante com a Vicente Solari, por exemplo, por duas vezes, durante as obras, canos foram rompidos e o asfalto teve de ser recortado para que a Águas Guariroba fizesse o conserto.

“Para fazer o reparo é aberta uma janela no asfalto e por isso fica esse remendo”, detalhou Serra. “A concessionária de água terá de refazer o serviço, sem nenhum ônus para o município”, completou o militar.

Funcionários da Águas Guariroba no local do vazamento; empresa foi acionada pela manhãFuncionários da Águas Guariroba no local do vazamento; empresa foi acionada pela manhã
Secretário-adjunto de Infraestrutura (à esquerda) e militares responsáveis pela obra Secretário-adjunto de Infraestrutura (à esquerda) e militares responsáveis pela obra

Retomada - Moradores da região sul de Campo Grande estão preocupados com o atraso nas obras de pavimentação do asfalto da rua Brilhante, iniciada pelo Exército em fevereiro do ano passado. Segundo eles, nenhuma atividade é realizada pelos militares desde de dezembro, um pouco antes do Natal.

A preocupação de quem vive ou trabalha na região foi retratada em reportagem publicada neste sábado (13) pelo Campo Grande News

Militares retomaram os trabalhos nesta segunda-feira e informaram que além dos problemas com os rompimentos da tubulação, as chuvas têm atrapalhado o cronograma.

O capitão Francisco Linderberg, que comanda os militares que trabalham no local, afirma que o recapeamento termina até o fim deste ano, mas não garante a construção dos corredores para o transporte coletivo e a sinalização. “A licitação foi feita, mas ainda está se discutindo a planilha de trabalho”, disse.

O convênio firmado entre a Prefeitura de Campo e o Exército prevê dois anos para conclusão da obra, prazo que vence em fevereiro de 2019.

Outro lado – Por meio da assessoria de imprensa, a Águas Guariroba informou que o “mapa fornecido pela concessionária aponta toda a rede de água que existe no local” e que a empresa “sempre esteve à disposição da equipe de pavimentação que realiza obras na região da rua Brilhante”.

Sobre o vazamento no cruzamento citado na reportagem, a concessionária informou que se trata de “uma rede de água de 250 milímetros” e que a “tubulação é antiga, mas consta no mapa de cadastro”.

Cruzamento isolado e alagado Cruzamento isolado e alagado


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions