ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 21º

Saúde e Bem-Estar

Anvisa manda apreender azeite e doces irregulares; veja marcas proibidas

Produto importado apresentou indícios de adulteração e empresa operava sem regularização

Por Gabi Cenciarelli | 22/07/2026 13:47
Anvisa manda apreender azeite e doces irregulares; veja marcas proibidas
Azeite em pedido de recolhimento (Foto: Anvisa/Divulgação)

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quarta-feira (22), a apreensão de todos os lotes do Azeite de Oliva Extra Virgem da marca San Oliveto e de todos os produtos fabricados pela Indústria e Comércio de Doces Fatti a Mano Ltda. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa determinou a apreensão do Azeite de Oliva Extra Virgem San Oliveto, de origem desconhecida, após análises laboratoriais apontarem irregularidades na pureza do produto. A agência também proibiu todos os itens da Fatti a Mano Ltda., fabricados sem licença sanitária. Consumidores que adquiriram os produtos devem interromper o consumo e buscar orientações sobre troca ou ressarcimento no local de compra.

No caso do azeite, a Anvisa informou que o produto tem origem desconhecida e era importado pela empresa Comercial Alimentícia e Cerealista Vale do Carioca Ltda., que está com o CNPJ inapto desde 23 de junho de 2026 e possui endereço desconhecido.

Além disso, análises laboratoriais apontaram resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração, exame utilizado para verificar a identidade e a pureza do azeite. Diante das irregularidades, o órgão proibiu a importação, distribuição, comercialização, divulgação e o uso de todos os lotes da marca.

Já em relação à Fatti a Mano Ltda., a Anvisa constatou que os produtos eram fabricados por um estabelecimento sem licença sanitária e não possuíam regularização junto ao órgão competente.

Com isso, todos os produtos da empresa tiveram a fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e consumo proibidos. Entre os itens atingidos pela medida estão:

  • Cocada branca;
  • Cocada com maracujá;
  • Doce de leite;
  • Doce de leite com coco;
  • Palha italiana;
  • Doce de jaca;
  • Beijinho;
  • Pé de moleque;
  • Fatticoco (doce de leite com coco);
  • Pé de moça;
  • Brigadeiro.

A orientação da Anvisa é que consumidores não utilizem os produtos das marcas citadas. Quem tiver adquirido algum dos itens deve interromper o consumo e pode procurar o estabelecimento onde realizou a compra para obter orientações sobre troca ou ressarcimento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.