A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/01/2013 15:24

Aos 12 anos, menina consegue vaga no curso de Zooctenia da UFMS

Nícholas Vasconcelos
Giovanna Conrado conseguiu vaga para Zootecnia, mas quer mesmo fazer Medicina na USP. (Foto: Reprodução Facebook)Giovanna Conrado conseguiu vaga para Zootecnia, mas quer mesmo fazer Medicina na USP. (Foto: Reprodução Facebook)

Na idade em que muitas meninas ainda brincam de boneca, Giovanna foi aprovada para o curso de Zootecnia e se classificou para Física na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Aos 12 anos, a menina que mora em Campo Grande acaba de ser aprovada para os dois cursos que disputou como treineira, com base na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Superdotada, Giovanna Conrado é acompanhada há três anos pelo Naah/MS (Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação) da Secretaria Estadual de Educação, quando avançou do 4º para o 5º ano do Ensino Fundamental.

A rotina é puxada: pela manhã ela faz o 9º ano na escola e três vezes na semana vai até o Núcleo, onde estuda física teórica e quântica, além de aulas de música com teclado e violão.

“Ela sempre gostou de estudar e sempre foi muito competitiva, resolvia os exercícios que a irmã tinha na escola e começou a decifrar fórmulas”, conta mãe, Patrícia Conrado, 41 anos. A irmã de 15 anos também foi aprovada no Sisu (Sistema Unificado de Seleção) deste ano, para o curso de Economia. A nota de corte pelo Sisu para o curso escolhido por Giovanna é de 657,86.

Os pais procuraram saber o que havia de diferente na filha e um exame de QI (Quociente de Inteligência) com uma psicóloga apontou índice de 135. Para se ter uma ideia, uma pessoa comum tem o QI por volta de 100 e o resultado da menina de Campo Grande aponta inteligência excepcional.

Apesar do bom resultado, Giovanna não pensa em fazer o curso agrário já que seu objetivo é a Medicina, a exemplo do pai, Clodoaldo Conrado, 67 anos.

No ano passado ela participou da Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências) da UFMS e teve seu trabalho selecionado entre os melhores. Acompanhada por um professor da instituição, a criança apresentou uma pesquisa que mostra a aplicação da física quântica no cotidiano das pessoas. A tese selecionada vai ser apresentada na USP (Universidade de São Paulo).

Patrícia é formada em Farmácia, Direito e Agronomia e conta que nem sempre é fácil entender a rotina da filha. “Difícil entender que ela está no quarto estudando 12 horas, 14 horas por dia e às vezes me pergunta de coisas que não sei.”

A mãe critica o sistema ensino, que não está preparado para conviver com os alunos que são diferentes da maioria. “As escolas não estão preparadas e às vezes sinto que ela está desestimulada.”, comentou.

Ela e o marido investem no desenvolvimento da filha, que hoje está na Inglaterra para um curso de inglês de três meses, e acreditam que é melhor que ela saia de Mato Grosso do Sul.

“Estamos pensando em levar ela para fora no ano que vem, mas sabemos o quanto é complicado acompanhar”, disse.

Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Meu Deus!! como a inveja mata pessoas recalcadas!!!!
 
Carlos Alberto Coimbra em 18/01/2013 12:52:44
Conheço a Giovana e os seus pais , menina educada, linda e super inteligente! Só desejo muito sucesso e saúde pra ela !!
 
Carlos Alberto Coimbra em 18/01/2013 12:46:30
João Luiz que comentário mais ridículo, pra você ter feito ele,sinal que você é só mais um professorzinho de física (ou seja lá o que for),você então não faz o diferencial no seu circulo de trabalho. Hoje uma menina que com 12 anos passa em universidades federais,tem um alto nivel de inteligencia sim, e as pessoas são diferente sim, não é os pais que enchem o ego e sim ela que tem interesse em crescer na vida e ter bagagem cultural,se continuar se capacitando desta maneira terá um futuro brilhante, qualquer emprego abrirá as portas para ela, com certeza ela irá fazer A diferença, será uma excelente profissional, continue focada em seus objetivos.
 
Daiane Leite em 17/01/2013 19:10:58
Parabéns a Giovanna! Muitos bens a ela e a família... Sigam em frente, sem orgulho, mas com determinação e humildade, sempre colocando DEUS à frente de tudo: prosperem muito e ajudem quem está precisando de ajuda. Pelos comentários pude perceber que existem muitas pessoas invejosas e rancorosas, que não se conformam com o sucesso dos outros e ficam destilando seus venenos... Ignorem e não hesitem nem um segundo em prosseguir. Encontrarão muitos obstáculos, mas, serão vitoriosos, em nome de JESUS!
 
Elis maria Holsback Currales em 17/01/2013 16:35:27
Ela é assim mesmo, superdotada ou não, é simplesmente maravilhosa!!
A culpa é da Nestle!!!
Da-lhe Ninho!!
 
Edy F. Pereira em 16/01/2013 22:45:55
Parabéns para a Giovanna, que esta pequena notável continue sua jornada em busca de seus sonhos, pois os mesmos não são impossíveis!
Parabéns para a família pelo apoio e carinho.....
 
Andreia Queiroz Cardoso em 16/01/2013 17:38:46
João Luiz ...quanta amargura em seu coração!!!!que comentario é este????? Parabens pra vc por ter conseguido tudo isto na vida....mas não desmereça ninguem!!!


Parabens Giovanna!!!!
 
KELI REGINA FERREIRA DA SILVA em 16/01/2013 09:23:18
Realmente acho que não é hora pra ela entrar na faculdade, até por não ser o curso que ela queria. Mas se tivesse passado para o curso ao qual ela tem interesse e vocação, poderia ser feita a avaliação do Conselho Estadual de Educação, amparado pelo Núcleo, pra que ela avançasse. Não sei porque essa BOBEIRA das pessoas acharem que ela nao poderia cursar, se a menina tem capacidade e interesse, tem que passar pra frente SIM, claro que com o devido acompanhamento psicologico, mas não se pode podar os gênios, não se deve coagir. Em outros países tem adolescentes fazendo mestrado/doutorado, e esses são os grandes gênios do mundo. Graças a isso temos tantos avanços na ciência!
 
Suellen Kemp em 16/01/2013 09:18:18
Concordo plenamente com o Fernando Alves.
 
Neide Guerra em 16/01/2013 06:53:47
Cursos pouco concorridos... quero ver passar pra medicina
 
Fernando Passos em 16/01/2013 03:32:23
Parabéns, parabéns. Aprovada em dois curso de uma universidade federal, é um feito inédito e é para poucos, muitos querem e poucos conseguem uma vaga no ensino federal. O Brasil necessita de escolas para acolher os alunos com inteligência rara e fora do comum. Pessoa desse naipe precisa de escola diferenciada, com professor com curso de mestrado, quiçá doutorado para entender e acompanhar o raciocínio de alunos superdotados.O país necessita de pessoas inteligentes para trabalhar com física nuclear, quântica, matemática. Somos carecedor de inteligência, no que tange aos foguetes que até hoje, não conseguimos colocar em órbita. Com colégio preparado e alunos superdotados, o país conseguirá colocar a locomotivoa nos trilhos. Pais dêem o melhor para garata, ela é promissora, s frutos vão vir.
 
Salvador Zeferino da Silva em 16/01/2013 00:44:12
Parabéns
 
André Neves em 15/01/2013 22:34:59
Isso tudo é bobagem. Ninguém é mais inteligente que ninguém.

O que está acontecendo é que os pais querendo justificar os proprios egos estimulam a criança-adolescente á leitura.

Digo isso porque sou físico e nascí de familia humilde sem ter tempo suficiente para estudar e, mesmo assim, trabalhando na roça conseguí me formar em física e atualmente sou academico de direito sem precisar passar por testes psicologicos.

Sair de Campo Grande já demonstra o quanto essa criança-adolescente é paparicada

Não vai dar nada não. Ela será igual á todas.
 
João Luiz em 15/01/2013 22:07:51
Faltam-me adjetivos pra expressar os meus parabéns à essa pequena, a quem a reaportagem sabiamente empregou o adjetivo corrento: CRIANÇA. eLA SIM, ESSA SIM DEVERIA ser o simbolo do ENEM (sei la algo parecido) e não aquela de Sidrolandia que no dia da prova, "pariu" e teve iand a cra de pau de mentir dizendo que não sabia de nada e que o Ministro da Educação disse que ela, seria o simbolo do evento. Não sei porque, mas sinto uma ponta de orgulho muito grande em Giovanna Conrado. Que lição!! Não é porque ela é superdotada não..... mas sim pelo que ela almeja no futuro pra sua vida. PARABENS SÍMBOLO, CRIANÇA QUE SERVE DE EXEMPLO ÀS OUTRAS E DE ORGULHO PRA O ESTADO E ATÉ MESMO PARA AO PAÍS.... VOCE SIM É O SIMBOLO DO ESTUDO!!!
 
Gilson Giordano em 15/01/2013 20:38:48
Parabéns menina e também aos pais pelo incentivo !!!
 
crhys abreu em 15/01/2013 20:25:06
Sei como é isso. Tenho uma filha também com altas habilidades/superdotação. As escola achavam que eu é que queria que ela fosse diferente, ou melhor do que os outros. Graças a Deus encontrei pessoas que me orientaram. Eu dizia que se ela fosse cega ou aleijada eles aceitariam, mas como ela era um pouco afrente dos outros eles não sabiam o que fazer. Não sei como será o futuro dela, só sei que hoje ela tem 12 anos e está no primeiro ano do ensino médio. Ela estuda numa boa escola porque tem bolsa de estudo. Tudo que ela estuda, é porque busco bolsa de estudo porque não temos condições de pagar. ESSE É O NOSSO PAÍS - BRASIL.
 
Regina Santos em 15/01/2013 19:11:32
só não esqueçam que ela é uma criança
 
angela alencar em 15/01/2013 18:53:48
Admiro a inteligência de algumas pessoas como essa garota e acho que se os pais tem condições deve investir, mesmo porque eu não tive a mesma sorte, sempre fui inteligente e como era de família pobre apenas consegui concluir o enssino médio, me casei e tive um filho que tb tinha QI elevado ainda que sem apoio finançeiro e com um ensino público de baixa qualidade colou grau em 12.12.12 no curso de Direito e ja aprovado no Exame da Ordem com apenas apenas 20 anos de idade e tem um sonho ser Promotor de Justiça. Como? estudando em casa nas madrugadas da vida já que não podemos pagar cursos particulares e se Deus quizer e Ele a de qurer vai conseguir.Eu sempre digo que o nosso Pais é muito rico,mas só os Poderosos usufluem das maravilhas que o Criador deixou para serrem distribuidas.
 
Janira Mariola rocha em 15/01/2013 18:37:24
familia é tudo na vida de um jovem, se tem apoio o jovem vai longe. como no caso desta menina que passou pra zootecnia.
 
MARCOS ANDREY DOS SANTOS COIMBRA em 15/01/2013 18:18:02
Parabéns mesmo! Aos pais, pela educação BASE oferecida! A menina, pela dedicação e empenho! Em um mundo onde tantas meninas nessa idade, e em qualquer camada social, se preocupam já com o salto alto, os meninos e as futilidades, ela é um exemplo! Que Deus a abençõe... sempre! Aliás, muito me admiro de ainda ler críticas a respeito!
 
Ana Cláudia Duarte em 15/01/2013 18:15:31
Somente quem conhece a Gigi sabe como realmente ela é, isso eu posso afirmar !!
Parabéns "Miúda" !!
 
Sidney Aparecido Pedro em 15/01/2013 18:12:49
Claro que alguém tinha que colocar a culpa no BBB né, mania de pessoas acharem que é mais inteligente apenas porque não assiste esse tipo de programação, quanta hipocrisia. Acho que a inteligência dela, e seu nível de QI alto não depende apenas da escola que ela estudou ou não, muitas crianças e adolescentes mesmo estudando em escolas particulares, tendo um nível de ensino melhor não tem uma inteligência assim. E acredito que seu gosto pelos estudos pode ser sim genético também, pois não sei se perceberam o pai é médico, e a mãe é nada mais nada menos formada em farmácia, direito e agronomia, ou seja uma familia de estudiosos, pessoas dedicadas, inteligentissimas. PS: Gostaria de ser assim, como eu gostaria :D
 
Carina Pereira em 15/01/2013 18:00:09
PARABENS
PARABENS
PARABENS
 
NEI SALVIANO em 15/01/2013 17:52:43
Em primeiro lugar lugar apenas estava brincando em meu comentário, mas aos que tanto se incomodaram com minha atitude, apenas digo que ela é inteligente, esforçada, dedicada porém tem base financeira, não que tire seu merito mas duvido que em algum dia ela deve ter estudado em escola pública como a grande maioria, que além de ter que estudar em péssimos estabelecimentos grande dos estudantes parte começa a trabalhar. Não existe pessoa mais inteligente que outra, apenas mais cultuada, esforçada e com artifícios que lhe ajudem a atingir tais objetivos. O Brasil é um país com uma cultura educacional ridícula, país com elevados impostos, e mesmo assim a saúde, educação é precária e o pior é que a culpa é da própria população que ao inves de reinvidicar seus direitos preferem assistir BBB.
 
Fernando Alves em 15/01/2013 17:36:41
Parabéns a menina pelo esforço e dedicação, porém também pergunto, e daí? Com todo respeito, hoje em dia no SISU só não passa quem realmente não quer, pois as instituições chegam a fazer até a 15ª chamada porque não tem quantidade suficiente de matriculados. Os pais deveriam mesmo acompanhar o desenvolvimento da filha e se puder ir para o exterior, pois aqui a educação é uma vergonha,não temos estrutura, nem professores qualificados tampouco transparência nos investimentos. Na própria UFMS onde estudo a situação é vergonhosa, tem infiltrações,ar condicionado que não funciona, não tem iluminação, e por aí vai. Se querem que a menina continue assim e tenha um futuro brilhante, então não coloquem ela na UFMS, se não ela vai deixar de ser superdotada e vai ser no máximo igual a todos.
 
Mauri Oliveira em 15/01/2013 17:02:07
e dai Fernando ela é simplismente muito inteligente. Até rimou.
 
sales santos em 15/01/2013 16:51:47
E dai Fernando Alves, que em alguns anos ela poderá ser sua chefe, só isso!
 
Leticia Melo em 15/01/2013 16:25:33
Parabéns à família que, ao que parece, está acompanhando muito bem....infelizmente nossas escolas são mediocres demais para acolher uma pessoa com inteligência nesse nível...e o País é quem perde com isso...
 
Marcos Santos em 15/01/2013 16:18:46
E DAI ???
 
CAIO FRANCO em 15/01/2013 16:15:50
Parabéns Giovanna, continue assim querida, pois o melhor de Deus está por vir em sua vida!!! Deus te abençoe.
 
Walter Júnior em 15/01/2013 16:06:11
e dai?