ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Aplicativo de vans será liberado dia 16 para transporte coletivo

Viagens serão compartilhadas e valores das corridas serão definidos pelo próprio aplicativo

Ana Paula Chuva | 10/09/2020 16:21
Vans escolares em protesto na Esplanada Ferroviária em abril. (Foto: Guilherme Correia | Arquivo)
Vans escolares em protesto na Esplanada Ferroviária em abril. (Foto: Guilherme Correia | Arquivo)

Autorizadas desde ontem a realizar o transporte de passageiros em Campo Grande, as vans escolares com capacidade acima de sete lugares trabalharão com carona compartilhada através de aplicativo que será disponibilizado na próxima quarta-feira (16).

O transporte será limitado a 50% a lotação do veículo e o uso de máscaras é obrigatório, mas os valores das corridas serão definidos pela plataforma de carona paga, segundo o presidente do Sinte-MS (Sindicato dos Transportadores Escolares do Estado) Rodrigo Aranda Armoa.

“Fechamos a parceria com a plataforma Rodar que já está disponível para baixar, mas ainda não está funcionando para as vans. Os valores das corridas serão definidos pelo próprio aplicativo e a carona será compartilhada”, disse.

Ainda conforme o sindicato, será feita higienização periodicamente dos veículos para descontaminação e o funcionamento será como os aplicativos que já existem.

"Será como os aplicativos de corrida que já existem, mas com viagens compartilhadas. Se a van tem espaço para 14, por exemplo, serão sete passageiros. Estamos formalizando um acordo pra ser realizada a higienização todos os dias no final da jornada de trabalho", completou.

Além disso, conforme a prefeitura os motoristas não poderão usar nenhuma forma de aliciamento para atrair passageiros.

“A prestação do serviço de transporte de passageiros fica exclusivamente condicionada à chamada do usuário por meio das plataformas tecnológicas, não sendo permitido o aliciamento ou qualquer forma de atrair passageiros fora delas”, disse em nota.

Autorização – A autorização para o transporte de passageiros em vans escolares com capacidade acima de sete pessoas foi publicada ontem no Diogrande com a alteração da lei nº 6.294 de outubro de 2019.

Mas para fazer o transporte coletivo de passageiros a van precisa estar cadastrada na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que tem atualmente 86 cadastros de transportadores, porém de acordo com o sindicato, a principio apenas 70 farão o transporte.

Nos siga no Google Notícias