ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Aplicativo para celular irá guiar deficientes visuais ao ponto de ônibus

Helton Verão | 30/08/2012 16:14

Autoridades exaltaram utilidade do programa que poderá ser útil para todos usuários do transporte coletivo

Deficiente visual mostra como funciona aplicativo (Foto: Rodrigo Pazinato)
Deficiente visual mostra como funciona aplicativo (Foto: Rodrigo Pazinato)

Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (30) o aplicativo para celular que irá auxiliar os deficientes visuais usuários do transporte coletivo da Capital onde encontrar o ponto de ônibus mais próximo e quais as linhas que o podem levar ao seu destino.

O prefeito Nelson Trad Filho marcou presença na solenidade na sede do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas) e exaltou a acessibilidade que programa irá oferecer. “É um projeto de experiência e contaremos com o auxilio da população, para indicar no que podemos melhorar sempre”, comentou o prefeito.

O programa é semelhante a um GPS, mas que trabalha com as linhas de transporte coletivo. A empresa G2I desenvolveu o software junto ao Ismac. “Foram oito meses trabalhando neste aplicativo, trabalhamos com o mapeamento geográfico e com os itinerários das linhas inicialmente cadastradas”, explica o idealizador do programa, o analista de sistema, Rodrigo Dutra.

Segundo Dutra, em breve será iniciada a segunda fase do programa, onde os motoristas do circulares irão trabalhar com um computador de bordo, onde indica que em determinado ponto tem um deficiente visual a espera para o embarque e também espera o desembarque.

Na mesa Rudel, o prefeito Nelson Trad Filho, Joao Resende, Telma Nantes e Rodrigo Dutra (Foto: Rodrigo Pazinato)
Na mesa Rudel, o prefeito Nelson Trad Filho, Joao Resende, Telma Nantes e Rodrigo Dutra (Foto: Rodrigo Pazinato)

A diretora presidente do Ismac, Telma Nantes comemorou mais uma vitória rumo a acessibilidade e a inclusão social. “Ganhamos nosso direito de ir e vir. Já olhei o programa e um grupo de pessoas o testou e não viram problemas”, ressaltou Telma.

Marcaram a presença também na solenidade o diretor da Assetur, João Resende e o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade Júnior.

“O aplicativo vai servir não só para o deficiente visual, mas para todos usuários do transporte coletivo, pois qualquer um poderá pesquisar os horários, ponto e a melhor linha para embarcar”, comentou o presidente da Agetran.

Para utilizar o aplicativo o aparelho celular ou tablet deve ter GPS e conexões 3g ou Wi-Fi. Estão disponíveis no site da Assetur e Agetran.

Próximo passo - Além da segunda fase do aplicativo que deve estar funcionando dentro de 60 dias, já está em processo de instalação os sinalizadores para deficientes visuais atravessarem as principais vias do centro da Capital. Será instalado um sistema com um botão que quando acionado fecha o semáforo da via para a travessia do pedestre.

Segundo Rudel, na Avenida Ernesto Giesel e rua Calógeras as obras estão bem avançadas e as próximas vias que terão o sistema são a Rua 13 de Maio e 14 de Julho e Pedro Celestino.

Nos siga no Google Notícias