Após 71 anos, procissão e festa no Dia de São José são canceladas
Bolo de 150 quilos que antes seria repartido entre os fiéis foi doado para instituição de caridade para não estragar

Dia triste para os devotos de São José que moram em Campo Grande e não poderão comemorar o dia do santo como estavam acostumados: com missa, bolo, procissão. As portas da paróquia, localizada na Rua Pedro Celestino, amanheceram fechadas neste 19 de março por conta do risco de infestação pelo coronavírus. É a primeira vez que isto ocorre em 71 anos.
“Primeira e única vez que a gente cancela”, declara o padre Antônio Ribeiro Leandro, responsável pela paróquia há 19 anos. Segundo ele, a decisão ocorreu para evitar que os fiéis ignorassem as recomendações de evitar aglomeração e decidissem assistir a missa em comemoração ao Dia de São José.
Nas primeiras horas do dia, por volta de 5h30, o padre conta ter visto diversas pessoas na entrada da igreja aguardando pela abertura das portas. Para não deixar o dia “passar em branco”, uma missa restrita será realizada às 19h com transmissão ao vivo para os fiéis por meio do Facebook.
O bolo de 150 quilos que já havia sido preparado para ser repartido entre os fiéis nesta quinta-feira (19) teve de ser doado para instituição de caridade. Ainda de acordo com o padre, casamentos e batizados também foram cancelados.
“Amanhã vamos deixar as portas da igreja abertas para quem quiser rezar, mas as missas mesmo foram canceladas. Tudo foi cancelado”, lamentou o padre que reza para a situação ser normalizada o mais rápido possível.
Quem também está aderindo ao sobrenatural é a aposentada Eliane Sichinel, de 62 anos, que foi até a igreja nesta quinta-feira (19) para rezar e acabou dando de cara com as portas fechadas.
A reza habitual agora tem um tom de pedido por proteção não só para ela, mas para os que dividem a casa com a aposentada: mãe idosa e filha paciente renal crônica. “Estou muito preocupada e tomando todas as providências. Sei que deveria ter ficado em casa, mas preferi tentar rezar aqui”.
Na porta da igreja há um recado com orientações para os fiéis, dentre elas a de evitar aglomerações como missas.