ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após acampamento, UFMS reforça segurança para evitar nova invasão

Kleber Clajus | 02/05/2014 11:12
Seis seguranças reforçam efetivo na reitoria da UFMS durante recesso (Foto: Marcelo Victor)
Seis seguranças reforçam efetivo na reitoria da UFMS durante recesso (Foto: Marcelo Victor)

Foi reforçada, durante o recesso, a segurança na reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O objetivo é evitar novas manifestações, como o acampamento de estudantes desmontado ontem (1º), em que se reivindicam melhorias na infraestrutura do campus e arquivamento de processos administrativos contra colegas que ocuparam o prédio em 2013.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o reforço de seis seguranças na reitoria deve ser mantido até segunda-feira (5), quando retornam as atividades no campus e a Comissão de Segurança poderá analisar o caso. A reitora, Célia Maria Silva Correa Oliveira, também não teria sido comunicada oficialmente pelos estudantes sobre as reivindicações.

Na terça-feira (29), um grupo de acadêmicos acampou em frente à reitoria e houve tentativa de invasão, reprimida por seguranças terceirizados.

Dentre as reivindicações constam: melhorias estruturais no campus, que apresenta infiltrações em alguns blocos; aplicação justa da bolsa permanência que não exija entrega de relatórios e estágio; retirada imediata da grade que cerca a reitoria, impedindo o livre acesso do público; arquivamento dos processos administrativos contra acadêmicos da ocupação de 2013 e a não criminalização da atual ocupação.

Os estudantes também determinaram para às 14h, de segunda-feira (5), prazo de resposta da reitoria às reivindicações. Em contrapartida, desmontaram o acampamento ontem (1º), justificando que tiveram “negação dos direitos fundamentais por parte da instituição” e falta de acesso a banheiros. Não está descartada nova manifestação.

Ocupação - Em agosto do ano passado, os universitários ocuparam o prédio da reitoria e permaneceram por algumas semanas até decisão judicial para reintegração de posse.

Nos siga no Google Notícias