ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após advogada surtar no tribunal, júri de rapaz que matou avó é retomado

Weikmam Agnaldo de Mattos Andrade da Silva, 23 anos, agrediu a avó até a morte em maio de 2016

Kerolyn Araújo e Ronie Cruz | 09/04/2019 10:10
Weikam agrediu a avó até a morte em maio de 2016 no Jardim Itamaracá. (Foto: Marina Pacheco)
Weikam agrediu a avó até a morte em maio de 2016 no Jardim Itamaracá. (Foto: Marina Pacheco)

Quase dois meses depois do júri de Weikmam Agnaldo de Mattos Andrade da Silva, 23 anos, ser suspenso, o julgamento foi retomado nesta terça-feira (9) na 1ª Vara do Tribunal do Júri. O réu foi declarado como indefeso, após a advogada ameaçar suicídio no tribunal.

Weikmam é acusado de agredir a avó, Madalena Mariano de Mattos Silva, 59 anos, até a morte em maio de 2016 no Jardim Itamaracá, em Campo Grande. Após cometer o assassinato, o rapaz ainda esfaqueou, abandonou o corpo em um terreno baldio e pegou um cartão bancário da vítima para simular um assalto.

Ao juiz Carlos Alberto Garcete, Weikmam disse no primeiro julgamento que matou a avó em um momento de raiva após uma discussão por causa de um celular e que a intenção não era cometer de o crime.

''Ela chamou a minha mãe de prostituta. Nesse momento, tive um sentimento de revolta e ódio. Na hora levantei da cama e a segurei com um golpe mata-leão. Só soltei quando vi que estava a enforcando. Ela caiu e bateu a cabeça no chão. Vi o sangue e me desesperei. Ainda tentei acordá-la, mas percebi que havia morrido. Sentei no sofá, chorei e percebi que havia acabado com a minha vida. Eu amava a minha avó. Não queria matá-la”, disse.

Casa em a vítima e o autor moravam juntos no bairro Itamaracá. (Foto: Leandro Abreu)
Casa em a vítima e o autor moravam juntos no bairro Itamaracá. (Foto: Leandro Abreu)

Depois de matar a avó, o neto tirou a roupa da vítima, lavou o corpo, enrolou em um edredom e abandonou em um terreno. Para não levantar suspeita, após o crime o réu saiu para comer sushi e foi a uma festa de aniversário.

Na época em que foi preso, o réu chegou a dizer que matou a avó para vender os pertences da casa e pagar uma dívida de R$ 3,7 mil. Ele morava com a vítima há 15 anos.

A irmã de Madalena, Erotilde dos Santos de Matos, foi ouvida nesta manhã e, ao juiz, contou que o sobrinho agiu normalmente após o crime. ''Ele estava calmo e sereno. Chegou a dizer que mataria quem matou a avó", disse. Ela só descobriu a autoria do crime quando a polícia chegou na casa da família e prendeu Weikmam. ''Criou ele a vida toda em troca de uma morte, um corpo jogado no mato'', disse.

Defesa - Weikam foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado pelo motivo fútil, ocultação de cadáver e fraude processual. Agora, a defesa, representada pelo advogado Cristiano Paim Gasparetti, tenta desqualificar as três acusações do MP sob alegação de que o réu agiu pela 'emoção'.

Julgamento suspenso - O primeiro julgamento, realizado no dia 19 de fevereiro, foi suspenso após a advogada de defesa apresentar comportamento estranho.

Durante o julgamento, ela chegou a chorar e a dizer que cometeria suicídio. Membros da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) acompanhavam a audiência e teriam sido avisados por conhecidos da advogada que ela estaria passando por problemas psicológicos.

Após o desabafo da advogada, o promotor público José Artur Iunes Bobadilha fez pedido ao juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, que presidia o júri, que declarasse o réu como indefeso.

O magistrado, por sua vez, disse que teria o poder de tomar a decisão, mas preferiu chamar os jurados para outra sala. A decisão foi unânime entre os componentes do júri, devido a advogada transparecer que não estava em condições de prosseguir com a defesa.

Nos siga no Google Notícias