ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após barrar greve, prefeitura diz que mantém aberto diálogo com a Guarda

Em nota, a Prefeitura disse que é possível chegar a um acordo sem que haja paralisação

Viviane Oliveira | 06/07/2022 10:14
Guarda Civil Metropolitana durante serviço em Campo Grande (Paulo Francis)
Guarda Civil Metropolitana durante serviço em Campo Grande (Paulo Francis)

Depois de barrar a greve dos guardas municipais de Campo Grande na Justiça, a prefeitura disse que mantém aberto o diálogo com a categoria, "acredita na importância dos trabalhos exercidos pelo efetivo para manter a ordem e afirmou não estarem esgotadas as tratativas com a categoria". A cidade tem 1.027 guardas municipais.

Ontem, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, acatou o pedido da prefeitura da Capital e proibiu os guardas municipais de entrarem em greve. Caso haja descumprimento da decisão, o SINDGM/CG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), pode ser multado em até R$ 50 mil por dia.

Em nota, a prefeitura disse que é possível chegar a um acordo sem que haja paralisação, porque tal medida compromete o normal desenvolvimento das atividades de segurança e a regular execução dos serviços públicos. “O Município tem o dever de resguardar o serviço prestado à população, considerado essencial, mas também coloca como prioridade a valorização dos seus servidores.

Ainda conforme o texto, nos últimos 5 anos, a administração municipal investiu massivamente na segurança pública. O resultado é que Campo Grande foi eleita a primeira cidade mais segura do país pelo Ranking Connected Smart Cities. “O reconhecimento se deve à importância que a prefeitura dá para a segurança e os seus servidores. Um dos projetos mais importantes foi a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Guarda Municipal que regulamenta as atividades, bem como transforma os cargos efetivos. Uma vitória para a categoria de mais de 12 anos de luta”.

Segundo a prefeitura, outra ação é a finalização do Concurso da Guarda Civil Metropolitana, que está em andamento, e vai repor de imediato 273 vagas. Os novos servidores já entram com os benefícios aprovados. “Investimentos em armamento e capacitação seguem no planejamento, assim como inaugurações de bases da Guarda para melhorar a estrutura que abriga o efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana)”.

Conforme o texto, a última base a ser inaugurada foi na região do Imbirussu. “A frota da Guarda Civil Metropolitana foi 100% renovada. Foram adquiridos novos coletes balísticos, rádios portáteis de comunicação, e todo tipo de equipamento para o servidor bem exercer suas funções”.

Reivindicações - Segundo o presidente do SindGM (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), Hudson Bonfim, a prefeitura descumpriu prazos para a finalização das negociações salariais de 2022. Os temas abordados em negociação foram a regularização dos plantões; o estabelecimento de um cronograma para a publicação dos quinquênios (adicional por tempo de serviço) e das classes horizontais; a correção do decreto da periculosidade e debate sobre a corregedoria da Guarda Civil Metropolitana.

Nos siga no Google Notícias