ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Após cancelamentos da Avianca, passageiros em MS ficam "à deriva"

Em recuperação judicial, a empresa tem sido acionada na Justiça pelas companhias que fazem o empréstimo de avião

Viviane Oliveira | 24/04/2019 12:48
Guichês da Avianca no Aeroporto Internacional de Campo Grande estão vazios (Foto: Liniker Ribeiro)
Guichês da Avianca no Aeroporto Internacional de Campo Grande estão vazios (Foto: Liniker Ribeiro)

Além do transtorno, os passageiros que tiveram os voos da companhia aérea Avianca cancelados não sabem se serão reembolsados. A empresa iniciou a devolução de 18 de suas 25 aeronaves para as credoras, em razão do não pagamento do aluguel dos aviões. Em recuperação judicial, a empresa tem sido acionada na Justiça pelas companhias que fazem o empréstimo de avião. 

Em Campo Grande, a designer de interiores Vanessa Cristina Espíndola Mello, foi uma das prejudicadas. Ela conta que depois de comprar com antecedência passagem de ida e volta para o filho de 17 anos ir participar de uma competição de natação em Brasília, passou a receber e-mail da Avinca informando que o voo havia sofrido alteração.

Até que no último comunicado avisaram que a viagem havia sido cancelada. “Tivemos pouco tempo para resolver a situação. Infelizmente, o preço das passagens aéreas compradas de última hora fica inviável. Então, a solução foi alugar um ônibus com atletas de outras equipes com o mesmo problema”, disse.

Vanessa já tentou pedir o reembolso por meio do telefone disponibilizado pela companhia, porém depois de 20 minutos de espera acabou desistindo. “Tentei pelo site também e não consegui. Já encaminhei e-mail para a empresa, mas ainda não recebi resposta. Parece que a Avianca já sabia que isso iria acontecer e vendeu as passagens apenas para arrecadar. Cadê o controle da aviação no Brasil que deixa os consumidores a serem lesados desta maneira?”, reclamou.

Aeronave da Avianca no aeroporto da cidade (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Aeronave da Avianca no aeroporto da cidade (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Conforme o advogado Emerson Magalhães, em caso de cancelamento de voo o passageiro tem direito a ser acomodado em outro voo. “Isso sem qualquer despesa adicional ou, ainda, ser reembolsado integralmente”, explicou.

O prazo para a devolução dos valores deve ser, no máximo, de sete dias. Por exemplo, se a compra da passagem foi feita por meio de cartão de crédito, o valor deverá ser estornado na fatura seguinte ao cancelamento do voo. “Se por acaso, o consumidor por falta de informação for ao aeroporto, a companhia área deverá ainda oferecer alimentação e hospedagem”, disse o advogado.

Algumas agências de viagens têm comunicado os passageiros com antecedência para evitar situações desagradáveis. Segundo Regina Matsubara, responsável pela Check-In Agência de Viagens, a empresa já fez muitos pedidos de cancelamentos e reembolso à Avianca. “Temos poucos casos em que os passageiros desistiram de viajar em férias, com receio de viver uma terrível experiência”, disse.

Segundo Regina, há algumas situações pendentes em que a companhia está tentando ajustar os voos, porém aumentando o percurso, antes previsto para durar de 3 a 4 horas, para mais de 7 horas de duração, o que torna uma viagem exaustiva. “Estamos negociando cada caso, analisando a situação para que o passageiro não seja ainda mais prejudicado”, explicou.

A dúvida, de acordo com Regina, é saber se a Avianca fará esses reembolsos. Mesmo a agência atendendo aos critérios que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece como condições para a devolução integral. Até o próximo domingo (28), o impacto para Mato Grosso do Sul são 38 voos, partindo da Capital ou vindos de outras cidades rumo a Campo Grande. A lista de voos que não serão realizados pode ser acessada aqui.

Nos siga no Google Notícias