ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após denúncias de abusos, secretaria afasta professoras assistentes de creches

Depca investiga denúncias feitas contra servidoras das Emeis da Vila Nasser e Jardim Carioca

Anahi Zurutuza e Ana Beatriz Rodrigues | 01/06/2022 15:50
Casos são investigados na Depca. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Casos são investigados na Depca. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Depois de duas denúncias de abuso sexual contra crianças em Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) virem à tona nesta quarta-feira (1º), a Semed (Secretaria Municipal de Educação) afastou as professoras assistentes investigadas do trabalho. Os dois casos são investigados na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).

A primeira denúncia feita hoje envolve uma servidora da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Fátima de Jesus Diniz Silveira, localizada na Vila Nasser, em Campo Grande. A vítima, uma criança de 3 anos, teria relatado o abuso para a mãe.

O crime teria ocorrido há aproximadamente três semanas, mas a mãe procurou a polícia só nesta quarta-feira (1º) e a menina foi ouvida no setor psicossocial da Depca.

A segunda denúncia foi feita no fim da manhã contra funcionária da Emei do Jardim Carioca. Conforme informado pelo delegado Marcelo Damasceno, que investiga o caso, a mãe estranhou que a filha estava com a parte íntima avermelhada e perguntou à criança o que havia acontecido. A menina teria dito que uma "prô" causou o "ferimento" e então, a mulher decidiu ir até à unidade. Na janela da sala de aula, ela pediu que a menina apontasse quem era a funcionária e então, chamou a PM (Polícia Militar). Na delegacia, porém, a menina se calou diante das profissionais responsáveis pela escuta especial.

As duas crianças foram encaminhadas para exame de corpo de delito – de sexologia forense – para comprovar se houve abuso sexual.

A Semed esclareceu, por meio de nota, que as funcionárias foram imediatamente afastadas até o esclarecimento dos fatos. “Em ambos os casos, a investigação cabe às autoridades competentes. A secretaria já atua nas unidades oferecendo atendimento psicológico aos servidores e alunos, e também às famílias, caso assim desejem. A Semed prioriza a garantia integral e proteção da criança e repudia qualquer tipo de violência”, completa a nota enviada pela secretaria à reportagem.

Nos siga no Google Notícias