A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/07/2012 11:13

Após fuga de presos, Agepen muda direção do Centro de Triagem

Francisco Júnior

Após a fuga de dois presos ocorrida na madrugada do último dia 18, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) mudou a direção do Centro de Triagem "Anízio Lima", em Campo Grande.

O gestor penitenciário Antônio Rubens Fernandes será substituído pelo oficial penitenciário Rinaldo José Pereira Nantes, da área de Segurança e Custódia. Antônio ocupava o cargo desde março de 2010.

A mudança na direção do presídio foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

O motivo-A fuga dos detentos foi constatada quando agentes penitenciários faziam a conferência dos presos para troca de plantão. José Pires, de 60 anos, e Adair José Belo, de 42 anos, serraram três barras de ferros da grade que dá acesso ao telhado.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a dupla pulou o muro da unidade penal utilizando três metros de corda feita de lençóis. No documento consta ainda que o acesso às celas fica a aproximadamente 40 metros de portaria. De acordo com o registro policial, durante a fuga havia quatro agentes de serviço.

Um deles declarou à Polícia Civil que a guarnição da PM (Polícia Militar) que fica à porta do presídio estava “desguarnecida, pois não havia policiais na guarita”.

Por conta da fuga, 17 presos foram transferidos do Centro Triagem Anísio Lima para o Instituto Penal de Campo Grande para reformar a cela onde eles cumpriam pena.

De acordo com a Agepen, a cela 17 do Centro de Triagem terá a estrutura de segurança reforçada para evitar fugas. A cela abriga detentos que são ex-servidores da área da Segurança Pública e fica separada dos outros alojamentos para garantir a integridade física dos reeducandos.

A área foi ativada em outubro de 2010. Essa foi a primeira fuga registrada nesse alojamento.

Após fuga, Agepen transfere presos para reforma de cela
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) transferiu 17 presos do Centro Triagem Anísio Lima para o Instituto Penal de Ca...
Após fuga no Centro de Triagem, Agepen realiza pente-fino na Máxima
Após a fuga de dois detentos do Centro de Triagem, na madrugada de ontem (18), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ...
Agepen e PM informam que vão apurar responsabilidades sobre fuga de detentos
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Polícia Militar informaram que irão apurar as circunstâncias e as responsab...
Dois presos fogem do Centro de Triagem de Campo Grande
De acordo com boletim de ocorrência, detentos serraram grades e utilizaram lençóisDois detentos do Centro de Triagem de Campo Grande fugiram na madr...


O que falta é vontade politica de se olhar para o sistema penitenciario e ver que esta tudo errado.Dar uma resposta pra sociedade com atitude, como: condições de trabalho, contratacão de pessoal, ensalubridade etc etc etc etc etc etc etc.isso é: deixar de ipocresia e ter atitude.
 
roberto benites em 27/07/2012 03:40:17
Me explica uma coisa: isso não é a primeira vez que isso acontece. Porque grades de celas ainda não são feitos de aço inox ou aço carbono (muito mais resistente) (e porque as paredes das celas ainda não são feitas de concreto armado em vez de tijolos oucos ou concreto simples)?

O objetivo de uma prisão é manter os presos dentro, não simplesmente apresentar uma barreira que pode ser vencida...
 
Marcos da Silva em 27/07/2012 01:03:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions