ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Após impasse, prefeitura confirma "Enterro dos Ossos" na Esplanada

Festa será mantida, mas uma nova reunião será realizada para discutir pontos polêmicos como a dispersão dos foliões

Kerolyn Araújo e Liniker Ribeiro | 08/03/2019 12:15
Festa na Esplanada foi mantida e acontecerá amanhã das 14h às 22h. (Foto: Henrique Kawaminami)
Festa na Esplanada foi mantida e acontecerá amanhã das 14h às 22h. (Foto: Henrique Kawaminami)

A tradicional festa do Enterro dos Ossos, que poderia ser cancelada devido aos prejuízos e depredações deixados por foliões no entorno da Esplanada Ferroviária, foi mantida e será amanhã (9) das 14h às 22h na Esplanada Ferroviária. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (8) em uma reunião entre a Prefeitura de Campo Grande, os organizadores dos blocos e representantes de entidades.

Segundo o chefe do Executivo municipal, Marquinhos Trad (PSD), a festa que encerra o Carnaval será mantida respeitando os acordos firmados no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura, organizadores dos blocos e MPE (Ministério Público Estadual).

Apesar de ser mantida, a festa será alvo de mais uma reunião na tarde desta sexta-feira, que discutirá alguns pontos para a realização do evento, como estrutura, segurança, número de banheiros químicos que serão disponibilizados, quanto a fiscalização da venda de bebida alcoólica para menores. ''Nós já somos o maior Carnaval do Estado em número de pessoas. Agora, com esse planejamento, seremos o maior e o mais seguro", disse Marquinhos.

Um dos pontos principais a ser discutido será a dispersão dos foliões ao final da festa. Uma possibilidade levantada será de isolar o monumento da Maria Fumaça, que teve grades, refletores e torneiras quebradas no último dia de Carnaval. Também será discutida uma possível transferência do ponto de revista da Avenida Calógeras com Mato Grosso para o cruzamento com a Rua Antônio Maria Coelho.

Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e a secretária da Sectur, Nilde Brum . (Foto: Marina Pacheco)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e a secretária da Sectur, Nilde Brum . (Foto: Marina Pacheco)

Organização - A decisão de manter a festa no sábado foi motivo de comemoração para os organizadores dos dois maiores blocos de Campo Grande. Vitor Samudio, do Capivara Blasé, afirmou que o planejamento para a realização do enterro dos ossos contribuirá para a organização do próximo Carnaval. ''Esse planejamento é necessário e vai ajudar no cronograma da festa do ano que vem", disse.

Para Silvana Valu, o diálogo entre a organização dos blocos e o poder público é fundamental para a realização de uma boa festa. ''A reunião de hoje foi muito importante. O apoio do poder público será ainda maior e melhor para garantir a realização do evento sem que ocorra nenhum problema", comemorou.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) também é a favor da festa, mas ressaltou que é necessário estudar a hipótese de ter outros pontos para a festa de Carnaval nos próximos anos. ''Se o Carnaval da Esplanada se mantiver como um dos únicos pontos da cidade, a tendência é aumentar cada vez mais o público, podendo dobrar o número de pessoas no ano que vem", disse.

Também favorável à realização da festa, Adelaido Vila, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), disse que investir na segurança é uma das soluções para o problema enfrentado nos últimos dias de festa. ''Recebemos reclamações de logistas que tiveram prejuízos durante a dispersão dos foliões. O órgão é favorável a festa, mas é preciso ter atenção com os jovens. Não adianta tentar resolver tudo com bomba", ressaltou.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, se comprometeu a participar da reunião na tarde desta sexta-feira para decidir como será o efetivo, mas chegou a questionar se a necessidade da realização da festa. ''Somos nós que arcamos com os problemas", disse. Ele também levantou o assunto sobre concentrar policiamento no centro e deixar os bairros de lado. ''A prefeitura banca segurança para 30 ou 40 mil pessoas e outros 800 mil? Ficam como?", questionou.

Reunião - Às 14h, uma nova reunião para decidir alguns pontos da festa será realizada na Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) com a participação do prefeito Marquinhos Trad, os organizadores dos blocos, representantes da segurança pública, Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana). Representantes do Conselho Tutelar e Ministério Público também serão convidados.

Nos siga no Google Notícias