ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após pedido de socorro, ação ambiental planta mudas em área no Lagoa

Mudas de árvores nativas serão plantadas em área verde tomada pelo lixo e bastante degradada no entorno do Córrego Lagoa

Richelieu de Carlo | 20/09/2017 13:12
Lixo tomou conta do leito do Córrego Lagoa. (Foto: Direto das Ruas)
Lixo tomou conta do leito do Córrego Lagoa. (Foto: Direto das Ruas)

Na próxima sexta-feira (22), uma ação ambiental fará o plantio de 50 mudas de árvores nativas em uma área verde tomada pelo lixo e bastante degradada no entorno do Córrego Lagoa no Bairro Coophamat. A medida ocorre após um empresário pedir socorro nas redes sociais para que a Prefeitura de Campo Grande tomasse providências.

A ação começa às 9 horas e é considerado um primeiro gesto na recuperação dessas áreas degradadas. Foram chamados a Secretaria de Meio Ambiente de Campo Grande, a Águas Guariroba - que doou as mudas -, moradores do bairro e o vereador William Maksoud (PMN), que promove o evento.

Serão plantadas 50 mudas de diversas espécies, como Ipê, Oiti, Paineiras, entre outras, após o empresário Vamadeva Shivam, que frequenta o local todas as manhãs e se depara com o lixo, com grande quantidade de resíduos no leito, e a vegetação degradada por queimadas.

Segundo a bióloga Taciana Orikassa, a ação de recuperação da mata ciliar ao redor do córrego deve priorizar plantio de mudas maiores, com cerca de um metro e meio de comprimento, para resistirem às ações do tempo, humanas e a deficiência de nutrientes do solo, prejudicado pelas recorrentes queimadas no local.

Parque Linear – Inaugurado em 2011, o Parque Linear do Córrego Lagoa contemplou uma avenida de 8,2 quilômetros, fruto da parceria entre o Governo do Estado e da administração municipal.

Foram utilizados R$ 2,1 milhões de recursos do município e do Estado para desapropriação de áreas para realização das obras do PAC Lagoa (Programa de Aceleração do Crescimento).

A urbanização do córrego Lagoa foi orçada em R$ 35 milhões e atendeu a 200 mil. O projeto contemplou implantação de pontes, rede de drenagem do fundo de vale e urbanização de acessos.

Nos siga no Google Notícias