ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após promessa de reunião, catadores suspendem protesto no lixão

Paulo Yafusso e Thiago de Souza | 21/03/2016 16:42
Polícia de um lado e catadores de outro; após desbloqueio de BR e promessa de reunião, protesto foi encerrado nesta tarde (Foto: Fernando Antunes)
Polícia de um lado e catadores de outro; após desbloqueio de BR e promessa de reunião, protesto foi encerrado nesta tarde (Foto: Fernando Antunes)

A promessa de que uma comissão de catadores será recebida na terça-feira (22) pelo procurador do Trabalho Paulo Douglas, para discutir o fechamento do lixão de Campo Grande, fez com que os manifestantes terminassem o bloqueio da estrada que liga a UTR (Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos) à BR-262. O protesto começou no início do fim da manhã desta segunda-feira (21) e, por volta das 16h30, eles começaram a retirar os móveis velhos e madeiras que foram incendiados para impedir a passagem em sete pontos da via.

Em vários momentos o clima ficou tenso. A ponto de muitos temerem o confronto com policiais militares e integrantes da Guarda Municipal.

Um dos lideres do movimento, Rodrigo Leão Marques, explicou que os catadores decidiram suspender os manifestos até o fim da reunião que foi marcada para esta terça-feira, às 14h no Ministério Público do Trabalho. No encontro a comissão vai apresentar as reivindicações, que são a reabertura do lixão para que os catadores possam voltar a trabalhar no local, ou então a readequação da UTR para atender mais trabalhadores.

Rodrigo Leão diz que a UTR terá que passar por uma readequação ou então terá que ser construída uma nova unidade. É que na Usina trabalhavam 88 pessoas e mais 80 foram contratados. Segundo ele, a estrutura disponível não comporta atender a demanda, que é muito grande. Edna Velasques, que participou da manifestação nesta segunda-feira, afirma que os que foram acomodados na UTR agora estão recebendo apenas R$ 100 por semana, valor insuficiente para o sustento das famílias.

O padre Agenor Martins da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Guia e que há 6 anos trabalha com as famílias da Cidade de Deus, formada basicamente por catadores de material reciclável, diz que todos ali são trabalhadores e muitos estão vivendo em situação precária. “Todos aqui são trabalhadores, ninguém é vagabundo. Já conseguimos umas 200 cestas básicas, mas nem os nossos doadores aguentam ajudar muito tempo. O que eles (os catadores) querem é conseguir o pão de cada dia”, afirma o religioso.

“É irregular fechar a BR, mas é a única ferramenta que eles têm para tentar conseguir meio de sustento das famílias”, diz o padre. Os moradores disseram que decidiram bloquear a estrada com a queima de móveis velhos e madeiras, depois que o Batalhão de Choque, após desobstruir a BR-262, lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes e alguns desses artefatos atingiram os barracos onde moram.

A PM diz que ninguém ficou ferido, mas os manifestantes garantem que uma senhora teve ferimentos leves. Os manifestantes também suspeitaram que um deles havia sido detido, mas o policial responsável pela operação esclareceu que dentro da viatura estava um PM a paisana, que é do serviço reservado da corporação.

Catadores ainda durante bloqueio a acesso ao lixão (Foto: Fernando Antunes)
Catadores ainda durante bloqueio a acesso ao lixão (Foto: Fernando Antunes)
Catador mostra cartuchos de balas de efeito moral suados pelo Choque (Foto: Fernando Antunes)
Catador mostra cartuchos de balas de efeito moral suados pelo Choque (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias