ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Após retomada, primeira noite no Cetremi conta com 55 abrigados

Viviane Oliveira e Christiane Reis | 23/12/2016 14:19
O Cetremi fica na Rua Jornalista Marcos Fernando Rodrigues, no Jardim Panorama (Foto: Fernando Antunes)
O Cetremi fica na Rua Jornalista Marcos Fernando Rodrigues, no Jardim Panorama (Foto: Fernando Antunes)

Após 5 dias fechado, o Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) reabriu as portas na tarde de ontem e a primeira noite contou com 55 abrigados, sendo 4 migrantes e o restante pessoas em situação de rua.

Segundo a coordenadora Cleide Rodrigues da Costa, durante o dia os moradores de rua vão para o Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Assistência Social para População em Situação de Rua) e voltam para jantar e dormir. Já os migrantes aproveitam para procurar emprego e retornam para o abrigo no horário de almoço.

A capacidade do Centro de Triagem é para 140 pessoas, mas fica lotado apenas em dias de chuva e frio. Quando foi fechado, 90 pessoas dependiam do abrigo. “Acredito que aos poucos, os abrigados vão começar a voltar. Eles estão esparramados pela cidade, mas equipes do serviço de abordagem estão trazendo eles de volta”, diz a coordenadora.

Os Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializados em Assistência Social), o Centro Pop, o Cetremi, entre outras unidades de assistência reabriram ontem após decisão da Justiça determinando que os trabalhadores da Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária voltassem ao trabalho.

Fechamento - No sábado (17), sem ter pessoal para o atendimento por causa da suspensão dos convênios e consequente demissão em massa dos funcionários das duas instituições, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) decidiu fechar o abrigo e 90 pessoas foram colocadas na rua.

Nos siga no Google Notícias