ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após saber de ação, Bernal manda fechar parque reaberto há 24 dias

Flávio Paes | 04/12/2015 14:10
Prefeito reabriu o parque  dia 14 de novembro, ignorando interdição do Corpo de Bombeiros
Prefeito reabriu o parque dia 14 de novembro, ignorando interdição do Corpo de Bombeiros

Menos de um mês da sua reabertura festiva, o Parque Ayrton Senna voltará a ser fechado em atendimento a recomendação do Ministério Público que abriu uma ação civil pública ano passado para cobrar da Prefeitura medidas de segurança e de combate incêndio. Por cinco meses o parque esteve interditado pelo Corpo Bombeiro (por determinação da Promotoria). A decisão foi anunciada pelo prefeito Alcides Bernal  depois que o Campo Grande News divulgou a decisão do promotor Alexandre Rasslan de pedir liminar para obrigar a Prefeitura fechar o parque.

No último dia 14 de novembro, o prefeito Alcides Bernal ignorou a interdição e com respaldo apenas de um alvará concedido pela Vigilância Sanitária da própria Secretaria Municipal de Saúde, o reabriu festivamente. O prefeito Alcides Bernal garante que mais de 90% das exigências do Corpo de Bombeiros foram cumpridas, faltaria apenas a instalação de hidrantes.

 “Compramos extintores. Resolvemos o problema da infestação de bombas”, assegura Bernal que recomendou ao presidente da Fundação Municipal de Esporte,Ricardo Hugueney Dal Farra, que entrasse em contato com o promotor para tentar convencê-lo a rever sua posição e manter o parque aberto.

Como este contato não possível, (Rasslan está de férias), preferiu r fechar o parque novamente para evitar o risco de ser obrigado a tomar a decisão por força de decisão judicial “Agora vamos procurar os bombeiros e ver o que temos de fazer para atender as suas exigências”.

De acordo com o coronel Jairo Kamimura, comandante Metropolitano do  Corpo de Bombeiros, a prefeitura não atendeu as exigências, limitou-se a entregar  um projeto apontando as adequações necessárias. A proposta foi aprovada pela diretoria técnica da corporação mas até agora não entregou um cronograma de execução do projeto.

Os bombeiros cobram a instalação de hidrantes, sinalização e iluminação de emergência, formação de brigada de combate ncêndio e guarda-vidas caso as piscinas sejam reabertas. O prefeito garante que as piscinas continuarão fechadas porque precisam passar por reforma. "Houvesse este cronograma e com medida mínimas de segurança não teriamos problemas de autorizar a abertura do parque, assegura. 

O militar explica que projeto pode ter várias , dependendo do que for utilizado lá dentro. Um exemplo é a quadra de esportes que necessita principalmente de extintores de incêndio e sinalização. Para as piscinas são necessárias boias e guardas-vidas capacitados. Se houver atividades no período noturno, será necessário iluminação de emergência e alarme.

Além de promover geral, pintar o portão de acesso e contratar uma empresa que usa falcões para acabar com infestação de pomba, a Prefeitura praticamente não fez nenhuma reforma no parque, que tem quadras poliesportivas e um parque aquático.

Nos siga no Google Notícias