Após suspenderem acampamento, guardas se reúnem com vereadores
Vereadores decidiram criar comissão para discutir os quinquênios e classes atrasadas da categoria
Depois de decidirem suspender o acampamento em frente à Prefeitura de Campo Grande, por 15 dias, o SindGM (Sindicato dos Guardas Municipais) participou de reunião na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (3).
No dia 31 de julho, após assembleia geral a categoria, decidiu suspender o acampamento após a Câmara Municipal de Campo Grande montar uma comissão, presidida pelo vereador Valdir Gomes, para discutir os quinquênios e classes atrasadas da categoria.
A reunião de hoje contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, Carlão, e dos vereadores Valdir Gomes, Otávio Trad e Clodoilson Pires e ficou decidido que a comissão convidará os Secretários Municipais para darem uma solução às questões apresentadas pelo sindicato.
"Esse é o papel dos vereadores, auxiliar nos interesses das categorias do município e da população em geral, para que na medida do possível, tenham seus direitos garantidos e ampliados", disse Carlão.
Na reunião foram discutidos alguns pontos ainda sem solução para os guardas como regulamentação de plantões de acordo com a Lei 190, quinquênios, classes e correção do decreto da periculosidade.
"A câmara apresentou-se com bom ânimo para resolver o impasse, acreditamos que no mais tardar no início da próxima semana teremos avanços com o Legislativo no tocante aos plantões e às demais situações apresentadas", afirmou Hudson Bonfim, presidente do SindGM.
A Prefeitura de Campo Grande tem argumentado que está cumprindo com o acordo e que os plantões estão sendo pagos. Em relação a periculosidade, a resposta é que já está sendo feito o processo de contratação da empresa que fará o laudo para definir o grau de periculosidade, compatível com a atividade desenvolvida pelos profissionais da guarda.
Ainda segundo nota do Município, a partir de janeiro será iniciado o processo de promoção vertical e horizontal, para todas as categorias do funcionalismo.