ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sol abriu, mas moradores ainda tentam se livrar de árvores sobre carro e ruas

Corpo de Bombeiros já registrou 106 chamados por quedas de árvores desde ontem

Por Izabela Cavalcanti e Maria Gabriela Arcanjo | 06/11/2025 08:58
Sol abriu, mas moradores ainda tentam se livrar de árvores sobre carro e ruas
Árvore caída em cima de carro no Bairro Recanto dos Rouxinóis (Foto: Direto das Ruas)

Após o temporal com ventos de até 100 km/h que atingiu Campo Grande na tarde de quarta-feira (5), diversas ruas da cidade amanheceram tomadas por árvores e fios caídos. Somente na manhã desta quinta-feira (6), o Corpo de Bombeiros já havia registrado 11 novas ocorrências de queda de árvores, além das 95 atendidas no dia anterior.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O temporal que atingiu Campo Grande na quarta-feira (05), com ventos de até 100 km/h, causou estragos significativos pela cidade. O Corpo de Bombeiros registrou 106 ocorrências de quedas de árvores, sendo 95 no dia do evento e 11 na manhã seguinte. Diversas vias foram bloqueadas por árvores caídas, afetando bairros como Recanto dos Rouxinóis, Santo Amaro e Jardim Sayonara. A Energisa mobilizou equipes para restaurar o fornecimento de energia, enfrentando desafios como postes danificados e cabos rompidos. No IFMS, as aulas foram suspensas devido a uma árvore que ficou presa em fios elétricos.

Na Rua Cecília Nasser Elias, no Bairro Recanto dos Rouxinóis, uma árvore caiu sobre um carro. A moradora Laura Rezende, de 25 anos, contou que o problema persiste desde o meio-dia de ontem.

"A árvore está em frente de casa; caiu no carro do meu sogro e o fio de energia sustenta para que não caia na minha casa. O Corpo de Bombeiros evacuou o imóvel e, desde ontem, estamos dormindo fora de casa", relatou.

Na Rua Ministro José Linhares, no Bairro Santo Amaro, outra árvore caiu e bloqueou totalmente a via, próxima à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida. Os semáforos da região também estão desligados.

Sol abriu, mas moradores ainda tentam se livrar de árvores sobre carro e ruas
Árvore caída na Rua Ministro José Linhares, no Santo Amaro (Foto: Marcos Maluf)

A vice-presidente do bairro, Erlani Paião, de 47 anos, relatou que moradores precisaram se mobilizar para sinalizar o local.

“Mesmo com a sinalização, muitos carros insistiam em ir até a árvore; viam que não tinha como passar e voltavam. A queda aconteceu no período de saída da escola”, contou. Ela afirmou ainda que o pedido de retirada da árvore já havia sido feito anteriormente.

Na Avenida Doutor João Júlio Dittmar, no Jardim Sayonara, uma árvore seca caiu, bloqueando parte da ciclovia e da pista de caminhada.

Sol abriu, mas moradores ainda tentam se livrar de árvores sobre carro e ruas
Árvore caída na Avenida Doutor João Julio Dittmar bloqueia pista de caminhada (Foto: Marcos Maluf)

O morador Cícero José Pereira, de 57 anos, presenciou o ocorrido por volta das 16h30. “A árvore obstruiu toda a via; foi um morador quem a cortou e retirou os galhos para evitar acidentes e não bloquear totalmente o fluxo de carros. Se vier outro temporal, tudo vai ao chão aqui.”

Segundo ele, não é a primeira vez que isso acontece na região. “Já é a segunda ou terceira vez que cai este ano, de setembro até agora.”

Outro ponto afetado foi a Rua Taquari, no Bairro Santo Antônio, onde uma árvore dentro do terreno do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) ficou pendurada pelos fios.

Sol abriu, mas moradores ainda tentam se livrar de árvores sobre carro e ruas
Árvore plantada dentro do terreno da IFMS, quase caindo (Foto: Marcos Maluf)

Devido à situação, as aulas foram suspensas no período da tarde e da noite. Embora a queda não tenha bloqueado a passagem de veículos e pedestres, há necessidade de desvio por causa de um fio caído.

A Energisa informou que as equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados pela tempestade.

“Desde o início da ocorrência, os profissionais estão em campo enfrentando condições desafiadoras, como quedas de árvores, postes danificados e cabos rompidos, para garantir que todos os clientes tenham sua energia restabelecida com segurança e o mais rápido possível”, disse em nota.

A distribuidora reforçou o alerta para que a população não se aproxime de fios caídos ou estruturas danificadas.

Em caso de emergência ou para registrar ocorrências, o contato pode ser feito pelo Aplicativo Energisa On, WhatsApp/Gisa (67) 99980-0698, ou pela agência digital no site www.energisa.com.br/serviços.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.