ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Após três décadas, família se reencontra por insistência de neto

Kleber Clajus | 16/04/2015 19:20
Marcos, Josué e Williams de Lima se reencontraram após três décadas separados e futuro pode envolver mudança de cidade (Foto: Alcides Neto)
Marcos, Josué e Williams de Lima se reencontraram após três décadas separados e futuro pode envolver mudança de cidade (Foto: Alcides Neto)

A família perdeu contato há trinta anos com o encanador industrial Josué Gonçalves de Lima, de 75 anos, após ele deixar a mulher e os três filhos na cidade de Curitiba (PR). O reencontro, que até então era remoto, ocorreu nesta quinta-feira (16) por insistência do neto em conhecer suas origens.

Willians Batista de Lima, de 33 anos, dedicou dois anos a pesquisar sobre o paradeiro do avô. A investigação teve início quando o pai Marcos Tadeu Gonçalves, de 52 anos, precisou da segunda via da certidão de nascimento. “Eu via o semblante triste dele pela ausência do meu avô e queria dar esse presente”.

De posse do documento, foi possível rastrear a filiação e no último fim de semana encontrar um endereço em Campo Grande registrado no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Maria de Campos, investigadora da Polícia Civil, foi designada na segunda-feira para seguir as pistas que levaram ao reencontro de filho e neto com o idoso, que reside na Capital há 17 anos, no bairro Estrela D'Alva.

“Quando a vizinha disse que tinha uma viatura em frente de casa estranhei. Não devo nada para a polícia, mas a investigadora perguntou da minha família e me emocionei. Pensava em ir procurá-los um dia”, contou Josué, viúvo há pouco mais de um ano e que até foi dado como morto.

Os familiares, que moram na Capital paranaense, anteciparam folgas no trabalho para estar com o aposentado até domingo (19). Eles ainda não tinham contado para o restante da família a novidade, que veio com lágrimas e sorrisos na 5ª Delegacia de Polícia Civil. Marcos Tadeu, inclusive, voou pela primeira vez para rever o pai e promete novos encontros.

Porém se depender de Josué, todo mundo pode mudar para Campo Grande. “A casa é grande e estou precisando de cozinheiro”.

Lista extensa – Investigações para reencontros como o de hoje, conforme Maria de Campos, somam 76 mil em todo o Estado. A maioria são filhos que buscam as mães, das quais foram separados nas décadas de 60 e 90.

Nesse sentido, deter uma certidão de nascimento facilita o trabalho de busca que contempla banco de dados nacional e internacional. O sucesso nos reencontros também impulsiona entre 30 e 40 pessoas a “reativar esperança” que pode ser acessada pelos telefones 3323-6710 e 9989-0778.

Nos siga no Google Notícias