A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/12/2013 19:59

Após tumulto em aeroporto, homem é detido pela PF e mulher passa mal

Zana Zaidan

O cancelamento de um vôo da TAM, que sairia do Aeroporto Internacional de Campo Grande com destino à Brasília causou tumulto entre funcionários da empresa e passageiros na manhã de hoje (17). Um deles foi detido pela Polícia Federal, outra passou mal e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, e o Procon precisou intervir.

O vôo sairia do aeroporto às 6h20, por volta do meio-dia, parte dos 168 passageiros ainda não tinha conseguido remarcar as passagens, e foram hospedados em um hotel da Capital. Um leitor gravou a confusão e enviou as imagens para o Campo Grande News.

Conforme relato do leitor, eles já haviam embarcado, quando uma integrante da tripulação informou que uma das turbinas do avião apresentava problemas e todos precisariam descer. Eles foram, então, encaminhados para a sala de embarque por um funcionário da TAM, onde esperaram por mais de 2 horas até serem orientados a entrar na fila do guichê da empresa para remarcar o vôo.

Uma passageira de 33 anos, moradora de Miranda, passou mal durante a espera e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida. Ela embarcaria para Belém (PA), onde o corpo do irmão estava sendo velado e, no desespero por não poder se despedir, teve um mal súbito. “Viajamos a madrugada toda para que ela pudesse pegar o vôo. Ele faleceu no domingo, e o velório só foi adiado para que ela pudesse estar presente”, conta uma amiga da passageira, que veio dirigindo de Miranda.

O irmão da passageira, que também embarcaria para Belém, se revoltou com o cancelamento do vôo, e ao ver o estado da irmã, se descontrolou. Homens da Polícia Federal precisaram conter o passageiro, de 30 anos. Ele foi algemado, detido no posto da PF do aeroporto e, em seguida, liberado para acompanhar a irmã até o pronto socorro.

Segundo a amiga, que preferiu não se identificar, a TAM conseguiu encaixar os dois irmãos em um vôo às 18 horas. 

Prejuízos - Os passageiros ligaram no disque denúncia do Procon e, por volta das 11 horas, dois fiscais do órgão foram até o aeroporto registrar os prejuízos aos consumidores que adquiriram as passagens da TAM. Entre os casos, famílias com pacotes de viagens que perderam reservas em hotéis, e reuniões de negócios que precisaram ser canceladas.

“Muitos passageiros fariam conexões e, se o vôo atrasa aqui, atrapalha o embarque. Eu, por exemplo, de Brasília pegaria um avião para Curitiba, onde meu pai me buscaria. Ele saiu de Itapema, viajou 300 quilômetros para me encontrar, e eu não estava lá. Remarcaram minha passagem para amanhã e ele tem duas opções: ou dorme em Curitiba e gasta dinheiro com hotel, com alimentação, ou volta para Itapema, e vai para Curitiba de novo”, relata outro passageiro que se sentiu lesado, um economista de 32 anos.

“Não vou dizer que os funcionários têm culpa, mas eles deveriam ser mais bem treinados, orientar melhor os passageiros. Porque foi um inferno, nunca fui tão maltratado na minha vida, foi um descaso enorme da TAM”, acrescenta Colvara.

Conforme um dos fiscais do Procon que atendeu a denúncia, Rodrigo Vaz, a TAM foi autuada e, por este caso, a multa pode chegar a R$ 2 mil. Mas, como a empresa é reincidente, o setor jurídico do órgão analisa o valor da sanção a ser aplicada.

O Campo Grande News procurou a Infraero, que informou que apenas a TAM poderia se pronunciar sobre o caso. A reportagem tentou entrar em contato por telefone, mas todos os números da companhia aérea estavam indisponíveis.

Veja abaixo o vídeo:

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


As parceiras empresariais depois que a fusão LAN TAM uniu duas das maiores da América Latina nossa Cidade de Campo Grande e região Centro Oeste deixou de ser atração de passageiros, cargas e interesse comercial. Infelizmente nunca mais veremos cenas do passado de ouro desta companhia aérea onde o comandante Rolim Amaro colocava suas aeronaves nas pistas do Aeroporto Internacional de Campo Grande como se estivessem expostas numa vitrine de uma loja de grife internacional de prestígio prontas para voar e suas equipes de vôo nos hotéis da cidade. Hoje, vemos desrespeito com pontos de fidelidade no cartão TAM, vemos descaso de vôos cancelados, por vários motivos técnicos graves, inclusive estes aqui citados ao máximo de desrespeito com os passageiros tratados como descaso total e reincidentes.
 
Carlos Catalani em 18/12/2013 12:36:03
Queria ver o problema ser resolvido a 2mil pés de altura. Tão chorando do que, vão a pé.
 
jose carlos em 18/12/2013 09:11:00
SO POR CAUSA DE UMA TURBINA? A MULHER E SEU IRMAO ESTAO CERTOS. ORA VAMOS ASSIM MESMO. MAQUINAS ESTRAGAM, SEJA, ELETRODOMESTICO, ELETRONICO, BICICLETA, VEICULO, TAMBEM AVIAO. PRA TUDO TEM JEITO, MAS PRA IGNORANCIA....ESSA REALMENTE NAO TEM CURA! AQUI É O PAIS DOS "DIREITOS HUMANOS" TODO MUNDO PROTESTA, TUMULTUA, RECLAMA...MAS E OS "DEVERES HUMANOS"? AH, NAO EXISTE. TÁ CERTO.
 
VANDERLEI DE JESUS ALVES em 18/12/2013 08:52:15
Isso não e nada Policia Federal e Guarda Municipal, vai ter muito trabalho ano que vem na Copa do Mundo ai vão ver o que tumulto...
 
Junior Araújo em 18/12/2013 08:17:26
Uma empresa que seja minimamente estruturada tem um plano "B" para atender seus clientes. Até empresas de ônibus intermunicipais têm um plano "B" por que então estas empresa ditas de ponta não têm um plano "B"? É, teremos sérios problemas com a copa do mundo, um caos anunciado, iniciando-se por estrutura aeroportuaria deficiente e a ganância de empresários inescrupulosos do espaço aéreo, culminando com a quase inércia da fiscalização!
 
CLAUDIO MOREIRA em 18/12/2013 08:08:56
Gente, sabemos das necessidades e dos anseios das pessoas, porém é também preciso tentar entender, que por exemplo o voo não deixou de ser feito tao somente por diversão da companhia, houve um problema que colocaria em risco a vida das pessoas, tentem compreender, já que para realocar todas as pessoas em outro voo se leva um tempo, não existem magicas.Ou seria melhor que o voo acontecesse mesmo com uma turbina avariada?
 
Mauricio Ezaques Tomé em 18/12/2013 08:05:05
desnecessário toda essa pressão! o pessoal tem que dar graça às Deus que o problema na turbina a qual levou toda essa movimentação foi visto em solo!
 
raphael almeida em 18/12/2013 07:57:43
Essa TAM deveria sair do mercado, é muita falta de respeito com o usuário.
 
MANOEL GALDINO DA SILVA em 18/12/2013 07:25:24
para "conter" o cidadão de bem existe policia, agora, para prender bandido não, pois o cidadão de bem não pode usar arma de fogo, enquanto o bandido à vontade.
 
Ronaldo Carvalho em 18/12/2013 07:08:51
essa TAM virou uma vergonha, há pouco dias e minha família tbm tivemos problemas com essa empresa, o que é mais revoltante é a falta de educação dos funcionários, são na maioria das vezes incapazes de resolver problemas simples e como se não bastasse ainda trata os cliente com o maior descaso que pode haver....nunca mais viajo com essa empresa!
 
NAIARA HORING NANTES em 18/12/2013 00:03:16
Engraçado. Não vejo esse reboliço na rodoviária quando o ônibus atrasa.
 
Gabriel Novaes em 17/12/2013 23:02:06
ENTÃO VÃO VOAR COM PROBLEMAS NA TURBINA??? EITA!!!! POVO ESTRESSADO!!!!!!!!!!!!!!!
 
Roberto de carvalho em 17/12/2013 22:35:07
Quer chegar rapido? Vai de onibus! Aviao nessa M---- de pais nao funciona. No final, nem a companhia nem a infraero se responsabiliza.
 
Jose Goncalves Ferreira em 17/12/2013 21:25:19
Nessas companhias aéreas ninguém sabe nada, ninguém eh responsável por coisa alguma. Eu so quero ver na hora da copa o vexame que esse pais vai passar!!!
 
Jose Goncalves Ferreira em 17/12/2013 20:28:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions