A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

07/01/2011 17:33

Assassino confesso de arquiteta será levado a júri popular

Jorge Almoas e Márcio Breda

Luiz Afonso será julgado por homicídio triplamente qualificado

Luiz Afonso vai ficar preso até ser julgado pelo assassinato de Eliane Nogueira (Foto: Simão Nogueira)Luiz Afonso vai ficar preso até ser julgado pelo assassinato de Eliane Nogueira (Foto: Simão Nogueira)

O juiz Carlos Alberto Garcete decidiu levar Luiz Afonso de Andrade a júri popular pelo homícidio triplamente qualificado da arquiteta Eliane Nogueira, encontrada morta e carbonizada em 2 de julho de 2010. A defesa do empresário se pronunciou e disse que vai entrar com recurso para derrubar as qualificadoras do crime.

A decisão pelo júri popular foi tomada após o depoimento do empresário, que confessou ter matado e ateado fogo na ex-esposa. O juiz disse que o assassinato foi motivado por ciúmes e pelo rompimento da relação, três dias antes do crime.

As qualificadoras do crime são motivo torpe (ciúmes e rompimento do relacionamento entre o empresário e Eliane Nogueira), uso de meio cruel (asfixia) e recurso que dificulta a defesa da vítima, por conta de sua estrutura física maior em relação à mulher.

Além disso, ele vai responder por destruição de cadáver. Depois de asfixiar Eliane, Luiz Afonso jogou aguarrás sob o corpo da arquiteta e ateou fogo.

Na sentença de pronúncia, Garcete informa que a análise das qualificadoras será feita pelo Conselho de Sentença.

O advogado de defesa Rui Lacerda afirmou ao Campo Grande News que irá entrar com recurso para retirar as qualificadoras do julgamento. Rui defende que seu cliente não matou Eliane por ciúmes, mas porque a agressão física mútua tomou uma proporção maior que o comum.

“Ele estava desequilibrado quando cometeu o crime. O Luiz Afonso só decidiu colocar fogo no carro e no corpo dela depois que pensou em se matar, em acabar com tudo. Mas depois de atear fogo, ele se arrependeu”, disse o advogado.

Rui Lacerda confirma a confissão de seu cliente e dá detalhes diferentes dos apresentados pela acusação. O advogado afirma que a morte de Eliane foi realizada fora do carro, o que, supostamente, derruba a qualificadora de recurso que dificulta a defesa da vítima.

“A morte não foi premeditada. Tudo começou nas agressões mútuas”, diz Lacerda, citando o fato de Luiz Afonso e Eliane terem se agredido depois de saírem da festa onde foram fotografados juntos pela última vez.

O advogado alega que o inquérito policial é inconclusivo, ao citar como causa da morte a inalação do gás carbônico produzido no incêndio e pela asfixia anterior à destruição de cadáver.

“O delegado [Wellington de Oliveira] é o único que acha que alguém morre por dois motivos. Agora, cabe ao júri decidir qual a causa”, reiterou Lacerda.

A defesa de Luiz Afonso comenta que ele não se pronunciou enquanto permaneceu preso por ter sido pressionado física e psicologicamente. “Ele teve privação de alimentação, de sono e preferiu se pronunciar somente em juízo”, arrematou o advogado.

Sobre o crime de incêndio, o juiz Carlos Alberto Garcete não aceitou a acusação, dizendo ser necessária a apresentação de um laudo que comprove que o crime atingiu outros moradores.

Luiz Afonso permanecerá preso até ser julgado. A justiça ainda deve ouvir a mãe do empresário, Maria Noêmia dos Santos, e uma ex-companheira com quem ele manteve relacionamento por 10 anos. As mulheres moram em Curitiba, capital do Paraná.

Após esses depoimentos, o juiz deve divulgar a data do julgamento de Luiz Afonso.

Advogado de Luiz Afonso pede substituição de testemunhas
O advogado Rui Gibim Lacerda, que atua na defesa do empresário Luiz Afonso Santos de Andrade, 42 anos, solicitou à Justiça a substituição das testemu...
Luiz Afonso pode mudar em juízo a versão sobre crime
O empresário Luiz Afonso Santos de Andrade, 42 anos, poderá mudar, diante do juiz, a alegação sobre a morte da esposa, a arquiteta Eliane Aparecida d...
Polícia Civil pede a prisão preventiva de Luiz Afonso
O delegado Wellington de Oliveira, responsável pelo inquérito que investiga a morte da arquiteta Eliane Nogueira, 39 anos, pediu hoje a prisão preven...


oque a cidade do natal promete para o ano de 2012
 
wellingo da silva em 13/01/2012 09:32:57
Parabens a Todos os ORGANIZADORES POR ESTE LINDO PROJETO QUE É A CIDADE DO NATAL, FOI UMA BELA INICIATIVA E COM CERTEZA SERÁ PARA SEMPRE UM DOS EVENTOS MAIS LEGAIS DA NOSSA CIDADE, É um ótimo lugar onde reuniu muitas familias e trouxe muitas alegrias PRINCIPALMENTE para as CRIANÇAS. e ALEM DISSO TAMBEM FOI UM PONTO TURISTICO VISITADO POR MUITAS PESSOAS DE OUTRAS CIDADES DO NOSSO ESTADO E TAMBEM DO BRASIL, TEVE UMA AMIGA MINHA DE SP QUE VISITOU E ADOROU. Gostei muito tambem da transmissão AO VIVO PELA INTERNET, POIS PUDE VER MEUS SOBRINHOS BRINCANDO NA PISTA DE PATINAÇÃO. bem que essas cameras poderiam ficar ai nos ALTOS PARA TENTAR INIBIR UM POUCO AQUELES QUE TENTAM ACABAR COM A PAZ DO LOCAL.
 
Shirley Silveira em 10/01/2011 12:39:58
Muito bonito o projeto e deveria ser constante, apenas retirando o aspecto temático e reaproveitando o local para cursos, brincadeiras e jogos. Campo Grande precisa de espaços coletivos de lazer diferenciados. O local é lindo, as casinhas... Vou desde que o projeto começou.
 
Mirian Costa em 10/01/2011 12:32:01
Mais um ano se passou,e os atrativos natalinos foram muitos.Esta iniciativa de ter adaptado em Campo Grande uma cidade do papai noel em nossa avenida principal foi de suma importância para a comunidade em si,turistas e para nossas crianças.
Estruturas como esta deveriam ser adaptadas claro em tamanho menor em bairros.Motivo o qual as crianças teriam atrativos mais próximos de suas residências e assim melhor qualidade de vida no que se diz respeito a cultura e lazer para os mesmos.E uma dica para nosso prefeito.
Parabéns a todos que trabalharam e se empenharam para melhor nos atender na cidade do papai noel.
 
luciane Leticia Souza de Jesus em 10/01/2011 08:38:58
Cade vez mais Campo Grande vem cresceno não só na sua estrutura fisica mais em qualidade de vida, este espaço deveria permanecer aberto com outras propostas de lazer para população e as crianças que simplesmente adoram este lugar. Claro parabéns novamente a Prefeitura de Campo Grande, fica só uma sugestão para a praça de alimentação ser ampliada e com mais opções de quisques.
 
Janaina Silva em 10/01/2011 07:47:19
Muito legal mesmo a Cidade do Natal, mas gostaria de levantar a questão da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência física.

Dessa forma, peço licença ao Campo Grande News para indicar a seguinte matéria: http://acessibilidadenapratica.blogspot.com/2010/12/29122010-visita-cidade-do-natal.html

Abraços!!!
 
Frederico Rios em 09/01/2011 08:16:36
Realmente a cidade do natal é um espetáculo e não me canso de ir lá da vontade até mesmo de morar nela, o pastel a esfirra, crepe não achei caro não no mercadão é muito mais caro e além de tudo valeu a pena cada centavo. Já estou ansioso para saber como vai ser a cidade do natal neste ano.
 
Jorge Antônio Dias em 09/01/2011 08:00:54
MUITO LEGAL ESSE ESPAÇO, DISPONIBILIZADO A´VISITAÇÕES E AO LAZER NA NOSSA CIDADE. SERIA INTERESSANTE QUE AO SER DESMONTADA TODA A ESTRUTURA DA CIDADE DO NATAL, O ESPAÇO FOSSE APROVEITADO PARA ALGUM OUTRO TIPO DE LAZER, E FOSSEM OFERECIDOS GRATUITAMENTE A´POPULAÇÃO DA CAPITAL!!! TAIS COMO UM PARQUE DE DIVERSÕES AO AR LIVRE, ALGUM TIPO DE ESPORTE SOB ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS AOS FINAIS DE SEMANA ENFIM.... QUE A´ARÉA FOSSE DESTINADA A OFERECER LAZER E ENTRETENIMENTO AOS CAMPOGRANDENSES.
 
rita meire dos santos cerqueira rodrigues em 09/01/2011 04:06:35
A Cidade do Natal é realmente muito bonita e uma opção de lazer interessante .Podíamos ter a cidade do Coelhinho da Páscoa.
 
Magda Carvalho em 08/01/2011 09:57:27
nossa! tudo muito lindo na cidade do natal, mas acho que o preço poderia ser mais popular pois achei caro o preço estabelicido a refris e pasteis... poderia ter sido os preços real do produto e não ... tão caros...
Mas minha filha fico 3 horas na fila porem a carinha dela de alegria valeu tudo o preço a fila e tudo mais, amei ver a cidade a noite ........
parabens! ao nosso prefeito e alem de prefeito o MEU PATRAO....
 
SANDRA BALBUENO em 07/01/2011 08:05:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions